Começou nessa sexta-feira, e segue até domingo na Praça da Igreja Matriz, no centro de Mateus Leme, o primeiro Festival Gastronômico da Cozinha Afro-Mineira que tem por finalidade fomentar o turismo, a cultura e a gastronomia afrodescendente, além dos ingredientes culinários regionais.
Para a realização do festival, Mateus Leme recebeu o apoio e orientação do Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que lançou no dia 29 de março, o Programa Afromineiridades, que irá promover série de ações para a proteção das manifestações culturais do povo negro no Estado.
A data não foi escolhida aleatoriamente. O evento começará no dia 13, dia em que se comemora a abolição da escravatura. Durante os três dias do festival, além da gastronomia mineira, o evento contará com a apresentação de shows musicais com artistas locais.
Será oferecido ao público, degustação de pratos especiais que representam e evidenciam a especialidade de cada estabelecimento. A expectativa é que o evento conte com pratos com ingredientes como jiló, quiabo, milho e derivados, feijão e mandioca, entre muitos outros.