Para entender as tendências de consumo na Black Friday 2022, a empresa Trigg fez um levantamento com cerca de 1.713 brasileiros e os dados apurados sugerem que as pessoas vão comprar e gastar mais que em 2021. A expetativa é que a Black Friday deste ano movimente R$ 4,2 bilhões no Brasil.
A pesquisa também mostra que na lista de desejo da maioria dos consumidores, estão os eletrônicos (42%) e eletrodomésticos (30%). Roupas e casa e decoração, vêm em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
Preferência dos consumidores
Assim como em 2021, as compras online são a opção de 71% dos consumidores, um aumento de quase 5% em relação ao ano passado. O frete mais barato ou grátis e o maior parcelamento sem juros continuam sendo o principal influenciador na hora de comprar online. A pesquisa mostra ainda que a forma de pagamento preferida é o cartão de crédito: ele é escolhido por 96,7% dos brasileiros, seguido pelo pix, 1,40% e cartão de débito, 0,99%.
Propaganda enganosa e prazo de troca
A uma semana da Black Friday, vários estabelecimentos já estão pegando carona no evento que acontece na próxima sexta-feira, 25, para adiantar ofertas e descontos.
Apesar dos pequenos comércios já estarem praticando promoções, a grande expectativa dos consumidores fica por conta dos grandes magazines e sites de e-commerce que costumam oferecer descontos vantajosos que podem chegar a mais de 70%,.
E é neste momento que o consumidor tem que ficar atento a falsas promoções e ofertas que trazem uma falsa ilusão de preço baixo, a famosa propaganda enganosa.
Por isso, os órgãos de defesa do consumidor alertam que é preciso pesquisar e pensar bem antes de comprar. “Leia a descrição do produto, compare com outras marcas e certifique-se de que ele supre as suas necessidades. Na hora de finalizar a compra, guarde todos os documentos que comprovem a transação e, em caso de compras pela internet, fique atento ao tempo que vai demorar para que o item seja entregue. Ao pagar via Pix, confira atentamente o destinatário do pagamento, para evitar golpes”.
Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor garante que, compras realizadas por telefone ou internet, permitem ao consumidor o prazo de sete dias para desistir da compra, sem precisar se justificar e sem arcar com qualquer custo.