O artista internacional Antônio Batista que se destaca pelo trabalho de iconografia realizado em diversos templos religiosos espalhados pelo mundo finalizou a pintura da Capela da Fraternidade São Lourenço De Brindisi, em Juatuba. De acordo com Frei Ismail de Miranda, a pintura representa uma ovelha, carregada sobre os ombros por Jesus Cristo, representando que aquela seria a “ovelha perdida, doente e débil”, a qual o pastor coloca sobre seus ombros e conduz às águas da vida. Pendurada sobre o ombro, em barra, está uma flauta doce, instrumento musical usado pelos pastores, a fim de chamar e estabelecer confiança entre o ele e suas ovelhas. “O Bom Pastor lidera as ovelhas, vai à frente delas e as protege dando-lhe um rumo. O Bom Pastor chama suas ovelhas suavemente, toca flauta e canta. Assim é o Senhor; o Bom Pastor”, explica o Frei.
Segundo o Frei Ismail, a pintura exclusiva e baseada em artes sacras primitivas foi feita pela segunda vez em Juatuba. A primeira foi em meados de julho, quando o artista pintou na Capela Sagrado Coração De Jesus E Imaculado Coração De Maria, no bairro Satélite. Na ocasião, sua representação mostrou cristo sobre sentado em seu leito, e abaixo de seus pés, a árvore da vida, representando que ele seria o caminho, a verdade e a vida. “Eu fico muito orgulhoso, porque essas obras exclusivas só foram possíveis com a ajuda e doações da comunidade. É um trabalho diferenciado, que até então, não é representado em capelas ou igrejas da nossa região. Além da importância artística, trouxemos nas representações a importância histórica para a comunidade católica de Juatuba”, explica.
A iconografia bizantina
A iconografia bizantina, de acordo com a tradição cristã ortodoxa, desenvolveu-se primeiramente no Oriente. É a forma de arte usada no cristianismo desde a antiguidade e que se conservou até hoje na Igreja Ortodoxa, como expressão da fé.
As paredes e as abóbadas dos templos, assim como as casas dos fiéis sempre foram portadoras destas obras de arte que anunciam, em linhas e em cores, a verdade eterna revelada nos evangelhos, como o fato da encarnação do filho de Deus para a salvação da humanidade.
De acordo com os artistas da iconografia, o ícone não é arte decorativa e sua finalidade não é decorar, nem simplesmente embelezar um templo. É ao contrário, revelar e proclamar a palavra de Deus, sua verdade divina; ser meio de comunicação entre o crente e Deus.