Com o desenvolvimento das ações que preservam o meio ambiente, surgiram conceitos como “empresas eco-friendly”, que se destacam cada vez mais no mercado. Foi estabelecido para as empresas o Tripé da Sustentabilidade, com práticas sociais, ambientais e econômicas que devem estar alinhadas para o seu desenvolvimento.
No âmbito social, sua função é proporcionar qualidade de vida às pessoas ligadas, direta ou indiretamente, à empresa, dentro ou fora da companhia. Enquanto isso, no ambiental, é possível criar ações para minimizar os impactos negativos causados pelas atividades, utilizando as matérias-primas, reciclagem e fontes de energia renováveis de maneira eficiente.
Já no contexto econômico, o foco é a lucratividade, porém deve-se lucrar enquanto a empresa sustenta a utilização de recursos naturais e viabiliza a qualidade de vida de seus colaboradores.A boa notícia é que Juatuba tem avançado muito no quesito “empresas eco-friendly”, ou seja, indústrias amigas do meio ambiente.
Nesta semana, a multinacional S Riko, do setor de autopeças, assinou junto à Cemig um contrato de fornecimento de energia elétrica nas suas duas unidades de Juatuba. O acordo vai até 2028 e corresponde a 2 MWm gerados a partir de fontes 100% renováveis.
Desde a retomada pós-pandemia, a S Riko mantém-se em franco crescimento. Porém, o aumento do faturamento carrega consigo o aumento de produção industrial e, com a compra de energia 100% limpa, certificada através do Cemig REC e não haverá qualquer aumento ou impacto extra no meio ambiente, ou seja, a preocupação socioambiental é de fato checada e implementada pela S Riko.
“Este acordo mostra que o grupo Sumitomo Riko, a qual a S Riko pertence, está engajado com as questões socioambientais, sendo estes, um dos pilares para o grupo. Este pilar ambiental possui como matérias primas, o foco em desenvolvimento de pessoas e tecnologia, sendo que estas duas matérias primas são intimamente ligadas a questões ambientais, pois foco em pessoas, aliado com desenvolvimento tecnológico, traz melhorias e consciência ambiental. Necessário pontuar que o grupo Sumitomo Riko possui políticas para redução de CO2 em todas as suas plantas, sendo que a S Riko Brasil, com este acordo, realiza um grande feito, para ser seguido”, avaliou o presidente da S Riko, Marcio Roque.
A S RIKO
As empresas S Riko Automotive Hose Tecalon Brasil S.A. (SRK-HTB) e S Riko Automotive Hose do Brasil Ltda (SRK-HDB), antigas Dytech Brasil, estão localizadas em Juatuba desde 1997 e pertencem ao grupo japonês Sumitomo Riko Group desde 2013. Elas atuam no ramo de autopeças, tendo como principal produção tubos de ar condicionado, combustível e canister. Possuem aproximadamente 1700 empregados, operando em 3 turnos de trabalho, em uma planta industrial de 50 mil metros quadrados de área.
A parceira
A Cemig é o maior grupo de distribuição de energia da América do Sul. Destaca-se por sua presença no estado de Minas Gerais, no qual possui 97% do mercado local (por meio da Cemig Distribuição), além de estar presente em outras 26 unidades federativas do Brasil. Nessa área de concessão, a Cemig atende 8,9 milhões de clientes, em 774 municípios mineiros.
Líder de vendas a clientes finais no mercado livre, a Cemig integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) do B3. Possui um parque de geração composto por 100% de energia limpa e comercializa dois tipos de certificados de energia renovável, o Cemig REC, em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente e o I-REC, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono.
Desde 2020, a Cemig já emitiu mais de 7,5 milhões de Certificados de Energia Renovável, demonstrando seu alinhamento e compromisso com as melhores práticas da ESG, permitindo que os clientes comprovem a origem renovável da energia, por meio dos certificados de energia renovável Cemig-REC e I-REC, gerando valor adicional na comercialização de energia. Possui um amplo programa de eficiência energética, com aplicação de mais de R$138 milhões nos últimos dois anos e está presente nos principais índices de sustentabilidade, que impulsionam os resultados da empresa.