Quem são os 77 Deputados Estaduais mineiros que tomam posse hoje 1º de fevereiro

0
357

Os deputados estaduais escolhidos pelo povo mineiro nas últimas eleições serão empossados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na quarta-feira (1º/2/23). A solenidade de posse será realizada no Plenário, a partir das 14 horas, e será acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

Excepcionalmente, a deputada eleita Chiara Biondini (PP) não poderá tomar posse juntamente com os demais 76 parlamentares, uma vez que ela ainda não terá 21 anos de idade nessa data. Eleita a deputada estadual mais jovem da história de Minas Gerais, ela poderá ser empossada depois do dia 22 de fevereiro, data do seu aniversário.

Conforme a Constituição Estadual e o Regimento Interno da ALMG, a reunião preparatória do dia 1º de fevereiro destina-se à posse dos deputados eleitos e diplomados, à instalação da legislatura e da 1ª sessão legislativa ordinária (ou ano legislativo). Logo após a posse dos deputados, será realizada a eleição da nova Mesa Diretora da ALMG para o biênio 2023-2025. 

A Reunião Preparatória será conduzida pelo deputado mais idoso, também chamado de decano. Trata-se do deputado Dr. Maurício (Novo), que tem 73 anos. Médico, produtor rural e empresário, foi duas vezes prefeito de Ouro Fino (Sul de Minas) e chega à ALMG para exercer o seu primeiro mandato de deputado estadual.

Adriano de Almeida Alvarenga

Adriano Alvarenga (PP)

Nome Completo: Adriano de Almeida Alvarenga
Data de nascimento: 5/11/1988
Local de nascimento: Rio Casca (MG)
Número: 11123
Federação: Não há

Produtor agropecuário, foi eleito para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Adriano Alvarenga foi prefeito do município de Rio Casca (Mata) por dois mandatos consecutivos. Em 2016 foi eleito pelo PDT e em 2020 pelo PP, seu atual partido. Renunciou ao cargo para disputar a vaga no Parlamento mineiro. Antes disso, já havia sido eleito vice-prefeito do mesmo município em 2012, pelo PRB. Durante o seu último mandato como prefeito de Rio Casca, também exerceu a presidência do C

onsórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi). 

Alencar Magalhães da Silveira Júnior

Alencar da Silveira Jr. (PDT)

Nome Completo: Alencar Magalhães da Silveira Júnior
Data de nascimento: 12/1/1962
Local de nascimento: Sete Lagoas (MG)
Número: 12212
Federação: Não há

Reeleito, assume em 2023 seu 10º mandato consecutivo de vida pública – dois como vereador jovem mais votado de Belo Horizonte e oito como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 19ª Legislatura, ocupa o cargo de 3°-vice-presidente da Mesa da Assembleia. Também ocupou os cargos de 2°-secretário e de 3º-secretário em legislaturas anteriores. Em 1998, foi presidente da CPI dos Bingos; e, entre 2005 e 2006, exerceu a presidência da Comissão Especial dos Aeroportos, da Frente Parlam

entar pelo Direito do Transporte Público e da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Em 1989, foi eleito vereador para a Câmara de Belo Horizonte, onde foi vice-presidente e presidente. Como vereador, por dois mandatos, foi vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (1990-1994). Radialista e jornalista, foi repórter esportivo e político na Rádio Capital e apresentador do programa “Num Poste de Rua”, por 20 anos. Enquanto deputado estadual, tornou-se, em 2011, presidente da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), onde é membro fundador e ocupa hoje a presidência do Conselho Fiscal. É, também, presidente do Conselho de Administração do América Futebol Clube e é membro da Associação Mineira e Brasileira de Cronistas Esportivos e do Centro de Cronistas Políticos. Sua principal área de atuação é a Região Central do Estado. 

Alessandra Diniz Portela Silveira

Alê Portela (PL)

Nome Completo: Alessandra Diniz Portela Silveira
Data de nascimento: 5/2/1988
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 22333
Federação: Não há

Advogada, professora universitária, mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade com MBA em Governança, Riscos e Compliance, ela ocupará pela primeira vez, em 2023, uma vaga como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Possui mais de 12 anos de experiência na área de políticas públicas, atuando principalmente nas áreas de direitos humanos, desenvolvimento local e gestão ambiental. É ainda coach estratégica pela University of Central Florida. No Parlamento Mineiro ela sucede o ir

mão, o deputado estadual Léo Portela (PL), que não se candidatou à reeleição. Filha do deputado federal Lincoln Portela, como cristã, pretende seguir a trajetória política familiar e atuar sobretudo em defesa da vida e da família tradicional, contra a ideologia de gênero, contra o aborto e a favor de uma escola sem partido. Também atuará em prol de melhorias no desenvolvimento social, emprego, saúde, infraestrutura e segurança. 

Ana Paula Siqueira

Ana Paula Siqueira (Rede)

Nome Completo: Ana Paula Siqueira
Data de nascimento: 2/2/1980
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 18444
Federação: Psol-Rede

Ana Paula Siqueira assume, em 2023, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Antes de ingressar na carreira política, foi coordenadora-geral do Pré-UFMG, instituição responsável pela inserção de milhares de jovens de baixa renda em universidades públicas. Em 2017, na Prefeitura de Belo Horizonte, assumiu a Subsecretaria de Participação Popular, responsável pelo Orçamento Participativo. 

Em seu primeiro mandato, fez parte da primeira legislatura da ALMG a eleger mulheres negras. É natural de Belo Horizonte, do Alto Vera Cruz, região periférica da Capital. Mãe de três filhos, pautou a implantação da licença-maternidade na Assembleia, como fortalecimento do processo de inclusão das mulheres na política. Na Assembleia, é presidenta da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, além de ser membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, compondo ainda diversas frentes parlamentares. Entre seus projetos aprovados, destaca-se o que deu origem à Lei 23.680, de 2020, que cria um banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica. 

Andréia de Jesus Silva

Andréia de Jesus (PT)

Nome Completo: Andréia de Jesus Silva
Data de nascimento: 28/6/1978
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 13050
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Reeleita para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Andréia de Jesus é advogada popular, educadora infantil, funcionária pública e mãe solo. Nascida no distrito de Venda Nova, em Belo Horizonte, é moradora de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Trabalhou como doméstica na juventude e é a primeira pessoa de sua família com curso superior, tendo seu ingresso na universidade garantido pelas políticas de ações afirmativas. Integrou as Comunidades 

Eclesiais de Base (CEBs) e as pastorais de rua e carcerária. Militante das Brigadas Populares e da #partidA, segue ao lado das pessoas privadas de liberdade e das ocupações urbanas, pela vida da juventude negra, por segurança pública cidadã e por melhores condições de vida nas periferias. No seu primeiro mandato, foi eleita pelo Psol, na primeira legislatura da ALMG a eleger mulheres negras. Integrou a experiência da Gabinetona: um mandato coletivo, aberto e popular junto de outras três parlamentares mulheres. Na ALMG, é presidenta da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, além de ser membro da Comissão de Direitos Humanos. 

Antonio Carlos Arantes

Antonio Carlos Arantes (PL)

Nome Completo: Antonio Carlos Arantes
Data de nascimento: 6/8/1960
Local de nascimento: Jacuí (MG)
Número: 22123
Federação: Não há

Reeleito, assume em 2023 seu sexto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 19ª Legislatura, ocupa o cargo de 1º-vice-presidente da Mesa da Assembleia. Em legislaturas anteriores, exerceu a presidência de comissões do setor produtivo, como a de Agropecuária e Agroindústria (cinco vezes) e a de Desenvolvimento Econômico (uma vez). Também foi presidente e vice-presidente de outras comissões. Produtor rural, foi prefeito de Jacuí (Sul) por três mandatos. É autor de leis de destaque, como a c

riação da Delegacia Rural e de Combate ao Crime no Campo na Polícia Civil; Marco Legal das Startups; Lei do Queijo Minas Artesanal; Lei do Leite Legal, a que instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar) e, ainda, o novo Código Florestal Mineiro. Também é de sua autoria a lei que promoveu isenção de ICMS nas operações da construção civil que utilizem rejeito ou estéril de minério como insumo e a habilitação sanitária de estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte, que desburocratizou o setor. Na saúde, entre outras ações, incluiu o acometimento da síndrome de Von Recklinghausen (Neurofibromatose) no grupo de pessoas com deficiência. 

Arlen de Paulo Santiago Filho

Arlen Santiago (Avante)

Nome Completo: Arlen de Paulo Santiago Filho
Data de nascimento: 25/7/1954
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 70111
Federação: Não há

Reeleito, assume em 2023 seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Antes filiado ao PTB, ingressou no Avante em março último. Na 18ª Legislatura, foi eleito 3º-secretário da Mesa da Assembleia no biênio 2017/2019. Na 19ª Legislatura, ocupa o mesmo cargo na Mesa da Assembleia. Antes disso, foi presidente da Comissão de Saúde, tendo atuado também em outras comissões permanentes e temporárias. Durante a 17ª Legislatura, exerceu por exemplo a presidê

ncia da Comissão Especial das Enchentes. Em 2009, foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos. Sua principal região de atuação política é o Norte de Minas. Médico e advogado, foi vice-prefeito de Montes Claros (1996-1999), maior cidade desta região. Presidiu a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) em dois mandatos: 1993-1994 e 1995-1996. Foi prefeito do município de Coração de Jesus (1993-1995), no Norte de Minas, e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), em 1996 e 1997. 

Arnaldo Silva Júnior

Arnaldo Silva (União)

Nome Completo: Arnaldo Silva Júnior
Data de nascimento: 8/3/1973
Local de nascimento: Uberlândia (MG)
Número: 44444
Federação: Não há

Advogado, assume em 2023 seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nesta 19ª Legislatura, assumiu o mandato em abril de 2021 em função do falecimento do deputado Luiz Humberto Carneiro, já que era o primeiro suplente na Federação Juntos para Reconstruir Minas, tendo recebido 47.711 votos nas eleições de 2018. Foi também deputado da 18ª Legislatura, entre 2015 e 2019. Era filiado do DEM até abril deste ano, quando mudou-se para o União. Formou-se em Direito pela Universidade Feder

al de Uberlândia e é mestre e doutor em Direito Público pela PUC Minas. Também é pós-graduado em Direitos Fundamentais pela Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), em Toledo, na Espanha. Especialista, ainda, em Contratação Pública pelo Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (Cedipre) da Faculdade de Direito Universidade de Coimbra, em Portugal. Em 2020, atuou como secretário Municipal de Gestão Estratégica em Uberlândia. 

Beatriz da Silva Cerqueira

Beatriz Cerqueira (PT)

Nome Completo: Beatriz da Silva Cerqueira
Data de nascimento: 3/3/1978
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 13123
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Filha de garçom e manicure, foi reeleita para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ela é professora da educação básica da rede pública, exercendo o magistério por 22 anos. Formou-se no Instituto de Educação de Minas Gerais. Também é formada em Direito pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC Minas). Sua militância política teve início na Pastoral da Juventude. Assumiu a coordenação-geral do Sind-UTE em 2010. Foi a primeira mulher a ser eleita para a presidência da CU

T em Minas Gerais, em 2012. Na 19ª Legislatura, é presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia ao longo de todo mandato. Também integra a Comissão de Administração Pública. Nesta legislatura, destacou-se ainda como membro efetivo das CPIs da Barragem de Brumadinho e da Cemig. Já atuou em diversas causas em sua trajetória sindical e política como, por exemplo, a defesa da educação pública, a redução da tarifa de energia, a luta contra as reformas trabalhista e da Previdência, e a denúncia do rompimento das barragens do Fundão, em Mariana, e do Córrego do Feijão, em Brumadinho (ambas na Região Central), que para a deputada configuram crimes das empresas Samarco, Vale e BHP. 

Isabella Gonçalves Miranda

Bella Gonçalves (Psol)

Nome Completo: Isabella Gonçalves Miranda
Data de nascimento: 20/11/1988
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 50500
Federação: Psol-Rede

Vereadora de Belo Horizonte, vai estrear como deputada estadual em 2023. Cientista política e doutora pela UFMG, atua nas lutas pelo direito à cidade e por uma reforma urbana popular e feminista. Sua experiência é marcada pelo trabalho junto a movimentos sociais, ocupações urbanas, vilas e favelas, diversos segmentos de trabalhadores informais e ainda junto a movimentos pela agroecologia e contra a mineração predatória. Antes de se tornar vereadora, atuou como assessora na Gabinetona, mandato coletivo e com 

ações compartilhadas, em covereança com Áurea Carolina e Cida Falabella. Mulher lésbica e jovem, foi a terceira mais votada da Federação Psol/PCB em 2016, ficando como primeira suplente em sua estreia eleitoral, como vereadora. Assumiu em novembro de 2018, com a eleição da vereadora Áurea Carolina para a Câmara dos Deputados. Já na eleição de 2020, Bella Gonçalves se elegeu vereadora com votação ampliada, tendo como propósitos fortalecer a luta pela democracia e por maior participação e poder às mulheres, negras, indígenas e LGBTQIA+.  

Roberto Cupolillo

Betão (PT)

Nome Completo: Roberto Cupolillo
Data de nascimento: 5/9/1964
Local de nascimento: Juiz de Fora (MG)
Número: 13613
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Reeleito para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), antes foi vereador na Câmara de Juiz de Fora (Zona da Mata), onde ingressou em 2009 e exerceu três mandatos consecutivos. Formado em Geografia, é professor efetivo no Estado, na rede municipal de Juiz de Fora e também atuou na rede privada. Foi integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1986, grande parte de sua trajetóri

a política foi no Sindicato dos Professores (Sinpro), no qual permaneceu de 1988 a 1995 e retornou em 1998. Cumpriu dois mandatos na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), entidade que reúne professores e auxiliares de administração de escolas privadas, e dirigiu a Central Única dos Trabalhadores na Zona da Mata e em Minas Gerais. Na 19ª Legislatura foi vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, além de membro efetivo da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social e da Comissão Extraordinária das Privatizações, tendo já sido membro efetivo também da Comissão de Direitos Humanos. 

Alberto Pinto Coelho Neto

Betinho Pinto Coelho (PV)

Nome Completo: Alberto Pinto Coelho Neto
Data de nascimento: 28/4/1975
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 43111
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

É filho do ex-governador Alberto Pinto Coelho – que foi também deputado estadual por 16 anos e duas vezes presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) – e da professora, escritora e ex-vice-reitora da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Santuza Abras. Foi agora reeleito após chegar ao Parlamento mineiro em 2019 em sua primeira campanha política. Natural de Belo Horizonte, tem 47 anos e é formado em Administração na instituição de ensino Fead. Em 2018, foi eleito pelo Solidariedade, m

udando-se para o PV em abril último. Na 19ª Legislatura, foi vice-presidente e relator da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, sendo ainda membro efetivo da Comissão de Agropecuária e Agroindústria. Entre suas principais bandeiras está justamente a defesa do agronegócio em Minas Gerais e a criação de políticas públicas que fomentem toda a cadeia produtiva. Também defende a desburocratização de questões ambientais que travam novos empreendimentos em Minas Gerais. Dedica ainda atenção especial, em seu mandato, aos setores de energias renováveis, mineração, indústria, comércio e empreendedorismo. 

Rubens Gonçalves de Brito

Bim da Ambulância (Avante)

Nome Completo: Rubens Gonçalves de Brito
Data de nascimento: 11/11/1982
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 70193
Federação: Não há

Casado com dona Elaine e pai de duas filhas, Manu e Mimi. Três vezes consecutivas vereador de Belo Horizonte, assume em 2023 sua primeira cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É morador de quebrada na Região de Venda Nova. Administrador de empresas, piloto de helicóptero e avião, formado em primeiros socorros, é idealizador do Projeto Bim Resgate, que presta serviços em urgência e emergência pré-hospitalar e também resgate rodoviário voluntário. Atuante como coach motivacional, dando pale

stras e produzindo conteúdos para as redes sociais, estimulando características como autoestima e determinação. Defender mais investimentos na área da saúde, representar socorristas e bombeiros militares e atuar em demandas periféricas; de juventude de quebrada; de esportes radicais, como grau e mói; veículos modificados; carros rebaixados; e caminhões são bandeiras do parlamentar. 

João Bosco

Bosco (Cidadania)

Nome Completo: João Bosco
Data de nascimento: 31/5/1966
Local de nascimento: Araxá (MG)
Número: 23100
Federação: PSDB-Cidadania

Reeleito, assume em 2023 seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. Exerce, desde a 18ª Legislatura, a presidência da Comissão de Cultura. Para o setor, conseguiu aprovar projeto de sua autoria que institui o título de Relevante Interesse Cultural. Já foi vice-líder do Governo e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, permanecendo como membro efetivo da mesma comissão. Eleito em 2018 pelo Avante, trocou de partido pelo Cidadania em abril último. É pro

dutor agropecuário e bacharel em Direito, tendo se formado no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). Exerceu quatro mandatos consecutivos como vereador na Câmara Municipal de Araxá (1992-2008). Em 1998, foi presidente da Câmara de Araxá. Foi candidato a prefeito de Araxá nas eleições de 2008. Foi ainda suplente na 16ª Legislatura, na ALMG. Sua principal região de atuação política é o Alto Paranaíba, obtendo sempre boa votação nos municípios de Araxá, Campos Altos, Ibiá, Perdizes e Pratinha. 

Bruno de Castro Engler Florencio de Almeida

Bruno Engler (PL)

Nome Completo: Bruno de Castro Engler Florencio de Almeida
Data de nascimento: 17/6/1997
Local de nascimento: Curitiba (PR)
Número: 22222
Federação: Não há

Assume, em 2023, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Estudante de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), ele ajudou a fundar em 2015 o Movimento Direita Minas, entidade política dedicada à promoção dos valores conservadores, presente em Belo Horizonte e dezenas de cidades pelo interior do Estado. Em 2016, ele disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, mas não foi eleito. Em 2018 elegeu-se, pelo PSL, como um dos mais votados par

a deputado estadual. Mudou-se depois para o PRTB e, desde março último, está filiado no PL. Na 19ª Legislatura, ocupa a vice-presidência da Comissão Extraordinária das Privatizações, sendo ainda membro efetivo das comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça. Na sequência de seu primeiro mandato, pretende priorizar, entre outras propostas de linha conservadora, a defesa dos agentes de segurança, a militarização de escolas públicas com problemas de disciplina e a promoção do projeto “Escola sem Partido”. É autor, entre outras propostas, de projeto que se tornou lei congelando o valor do IPVA de 2022 nos mesmos índices de 2020. 

Cristiano Caporezzo Araujo Pires Ferreira

Caporezzo (PL)

Nome Completo: Cristiano Caporezzo Araujo Pires Ferreira
Data de nascimento: 24/6/1988
Local de nascimento: Currais Novos (RN)
Número: 22038
Federação: Não há

Bacharel em Direito, policial militar, cristão e conservador. Assume em 2023 seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), após exercer mandato de vereador pela cidade de Uberlândia (Triângulo), tendo sido o candidato conservador mais votado no município em 2020. É defensor da liberdade, da família, da segurança pública, anticomunista, armamentista, contrário à legalização das drogas, pró-vida (contra o aborto), defensor do agronegócio e do livre mercado.  Por 12 anos serviu na 

Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na qual tem a graduação de cabo. Atualmente, além de vereador, é coordenador do movimento Direita Minas. Na Câmara de Uberlândia, atuou diretamente na defesa do conservadorismo e dos valores tradicionais do povo mineiro, sendo também parceiro de entidades como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), o que deve se repetir no Parlamento Mineiro. 

Carlos Henrique Alves da Silva

Carlos Henrique (Republicanos)

Nome Completo: Carlos Henrique Alves da Silva
Data de nascimento: 20/7/1970
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Número: 10123
Federação: Não há

Reeleito, assume em 2023 seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. Exerceu três mandatos consecutivos de vereador em Belo Horizonte, tendo sido eleito em 2000, 2004 e 2008. É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Durante a 18ª Legislatura, se afastou da ALMG para ocupar o cargo de secretário de Estado de Esportes, de abril de 2015 até novembro de 2016. Foi um dos responsáveis pelas atividades referentes à realização dos Jogos Rio 2016, em Minas Gerais

. Em 2018, elegeu-se pelo PRB, que se tornou Republicanos, em 2019. Durante a 18ª Legislatura, foi membro efetivo das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia; Esporte, Lazer e Juventude; e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Já na 19ª Legislatura, é o 2º-secretário da ALMG. Suas principais regiões de atuação política concentram-se em Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de Sul de Minas, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha.      

Cássio Antônio Ferreira Soares

Cássio Soares (PSD)

Nome Completo: Cássio Antônio Ferreira Soares
Data de nascimento: 7/6/1981
Local de nascimento: Passos (MG)
Número: 55555
Federação: Não há

Reeleito, assume em 2023 o quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. É economista formado pelo Centro Universitário Unifacef, de Franca (SP), e concluiu também o Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos da Fundação Dom Cabral (2008). Na 18ª Legislatura, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e da Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Min

as e a União. Entre fevereiro de 2012 e abril de 2014, afastou-se do mandato parlamentar para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Entre 2007 e 2010, foi subsecretário de Estado da Defesa Social, na área de Inovação e Logística, e foi chefe de gabinete da mesma Secretaria. Na 19ª Legislatura, é líder do Bloco Minas são Muitas. Se destacou também como presidente da CPI da Cemig e relator da CPI dos Fura-Filas da Vacinação. Ele segue como vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e é ainda membro efetivo da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Na sua trajetória política, foi assessor parlamentar na Câmara de Passos (Sudoeste) e presidente do PFL Jovem. 

José Célio de Alvarenga

Celinho do Sinttrocel (PCdoB)

Nome Completo: José Célio de Alvarenga
Data de nascimento: 19/7/1960
Local de nascimento: Timóteo (MG)
Número: 65112
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Reeleito, assume em 2023 o quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Antes, na 16ª Legislatura, foi eleito suplente e exerceu o mandato durante o mês de janeiro de 2011. Escriturário e dirigente sindical, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano (Sinttrocel), tendo atuado ainda pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Minas Gerais (Fettrominas), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes

 Terrestres (CNTTT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores em Minas Gerais e Associação Gestora de Benefícios Sociais dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Astromig). Suas principais regiões de atuação política são o Vale do Aço e Central. Em 2008, foi candidato a prefeito de Coronel Fabriciano. Na 19ª Legislatura, preside a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. Na legislatura anterior foi presidente da mesma comissão e vice-líder do bloco que representava a base do governo. Também atuou na Comissão Extraordinária das Barragens, na Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras e na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, entre outras. 

Charles dos Santos

Charles Santos (Republicanos)

Nome Completo: Charles dos Santos
Data de nascimento: 7/9/1974
Local de nascimento: Cabo Frio (RJ)
Número: 10100
Federação: Não há

Em 2023 assume, após ser reeleito, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É bacharel em Teologia e pós-graduado em Ciências Políticas e Gestão Pública e Compliance. Integrou a Diretoria do Jornal Hoje em Dia, assumindo como Diretor de Mercado Leitor, impulsionando a circulação do tablóide para diversos municípios mineiros, bem como para os Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal. No parlamento, atua como vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiç

a e como membro efetivo da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. É autor de inúmeros projetos que se tornaram leis de grande relevância para o Estado, sendo igualmente de sua iniciativa a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Automutilação, à Depressão e ao Suicídio. 

Chiara Teixeira Biondini

Chiara Biondini (PP)

Nome Completo: Chiara Teixeira Biondini
Data de nascimento: 22/2/2002
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 11077
Federação: Não há

Estudante de Administração pela Unicamp, foi eleita pela primeira vez para deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É filha do atual deputado federal e ex-deputado estadual Eros Biondini, sua principal referência  ao estrear na carreira política. Ambos são ligados aos movimentos católicos. No seu mandato, pretende atuar em prol do estímulo ao empreendedorismo e geração de empregos, autonomia financeira e crescimento econômico, associando essa ação com a prevenção, recuperação 

e reinserção social dos jovens dependentes químicos, em sintonia com as comunidades terapêuticas. Atuará em defesa das pessoas com deficiência física e com síndrome de Down, autismo e doenças raras. Também buscará a consolidação de Belo Horizonte como um dos principais polos de startups do País, colaborando para a implementação de medidas que desburocratizem e fomentem parcerias do poder público com o setor privado. Pretende atuar por mais programas de apoio às comunidades em áreas de risco, que tragam mais dignidade e oportunidades aos mais vulneráveis por meio de auxílio psicológico e estrutural, cadastramento e documentação, para que essas pessoas tenham sua entrada facilitada no mercado de trabalho. Na Assembleia de Minas, defenderá bandeiras em defesa da vida e da família, contra o aborto, a pedofilia, as drogas e a violência contra mulher. 

Carlos Henrique Coelho de Campos

Coronel Henrique (PL)

Nome Completo: Carlos Henrique Coelho de Campos
Data de nascimento: 11/7/1968
Local de nascimento: Barbacena (MG)
Número: 22500
Federação: Não há

Coronel do Exército Brasileiro, atuou durante 23 anos na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Foi reeleito para seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado na mesma instituição, doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença (RJ). Como profe

ssor, defende o resgate dos valores da família e da Pátria na educação, com a ampliação das escolas cívico-militares em Minas Gerais e integração com a rede pública de ensino. Também defende a adoção de políticas públicas de saúde única que englobem a saúde humana, animal e ambiental, com enfoque na proteção animal e nas cadeias produtivas da agropecuária. Nas eleições de 2018 concorreu pelo PSL, mas março último filiou-se ao PL. Na 19ª Legislatura, destacou-se como membro efetivo da Comissão de Agropecuária e Agroindústria, da qual já foi presidente e vice. Também é membro efetivo das comissões de Esporte, Lazer e Juventude e a Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras. É autor da Lei 23.822, de 2021, que protege o estudante atleta do Estado e garante a sua participação nas competições esportivas, sem prejuízo do desenvolvimento educacional. 

Sandro Lúcio Fonseca

Coronel Sandro (PL)

Nome Completo: Sandro Lúcio Fonseca
Data de nascimento: 24/7/1964
Local de nascimento: Galileia (MG)
Número: 22011
Federação: Não há

Assume, em 2023, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Nascido em Galileia (Vale do Rio Doce), Coronel Sandro é militar da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Na ativa, comandou a PM nas regiões de Governador Valadares (Rio Doce) e Teófilo Otoni (Mucuri). Foi também diretor-executivo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da Fundação Percival Farquhar, mantenedora da Univale. Em 2018, se elegeu pelo PSL, mas em março último filiou-se ao PL. Na 19ª Legislatura, de

stacou-se como presidente da Comissão Extraordinária das Privatizações, já que defende que a transferência de estatais para a iniciativa privada pode representar, além do enxugamento da máquina pública e da retomada do crescimento, a redução da dívida e da corrupção. O parlamentar é também membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os projetos de lei de sua autoria transformados em lei está o PL 1.348/19, com objetivo de simplificar e desburocratizar o fluxo de informações que o contribuinte do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) deve prestar à Secretaria de Estado da Fazenda. 

Cristiano Tadeu da Silveira

Cristiano Silveira (PT)

Nome Completo: Cristiano Tadeu da Silveira
Data de nascimento: 26/5/1978
Local de nascimento: São João del-Rei (MG)
Número: 13120
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Natural de São João del-Rei (Central) e graduado em Filosofia, assume em 2023 seu terceiro mandato consecutivo após ser reeleito para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Também é pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica e ocupa atualmente a presidência do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais. Iniciou sua carreira política como líder estudantil da União Municipal dos Estudantes (Umes), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Em 2000, foi e

leito, aos 22 anos, vereador de São João del-Rei, sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Em 2004, elegeu-se vice-prefeito do município. Atuou como coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar do Campo das Vertentes, durante dois mandatos. Entre 2009 e 2011, foi consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça. Na 18ª Legislatura, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos. Foi o 2º-vice-presidente da ALMG no biênio 2019-2021. 

Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira

Delegada Sheila (PL)

Nome Completo: Sheila Aparecida Pedrosa de Mello Oliveira
Data de nascimento: 12/10/1978
Local de nascimento: Presidente Prudente (SP)
Número: 22032
Federação: Não há

Eleita para seu segundo mandato, é delegada de Polícia Civil. Natural de Presidente Prudente (SP), é juiz-forana de coração. Nessa cidade da Zona da Mata, foi titular do Núcleo de Ações Operacionais (NAOP), delegada de Trânsito, titular da Delegacia de Mulheres e a primeira mulher a se tornar titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Em Juiz de Fora, foi também a vereadora mais votada da cidade, em 2016, com quase 10 mil votos. É bacharel em Direito, formada pela Fundação Toledo Prudente, de sua cid

ade natal, e pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi inspetora da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante seis anos e delegada da Polícia Civil em Ubá (Zona da Mata). Na ALMG, foi presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas (de 20/2/2019 a 22/9/2020), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública (a partir de 5/3/21) e vice-líder da Bancada Feminina. Atuou, ainda, como procuradora-adjunta da Procuradoria da Mulher da ALMG.   

Christiano Augusto Xavier Ferreira

Delegado Christiano Xavier (PSD)

Nome Completo: Christiano Augusto Xavier Ferreira
Data de nascimento: 8/4/1977
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 55333
Federação: Não há

Delegado da Polícia Civil e prefeito de Santa Luzia (RMBH) entre julho de 2018 e março de 2022, elegeu-se pela primeira vez para deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Pretende aproveitar a experiência de três anos e oito meses na política, sobretudo na gestão de Santa Luzia, para trabalhar em prol do desenvolvimento do Estado em diversas áreas, como o municipalismo, infraestrutura, saúde, educação, mobilidade e segurança pública. Este último tema deve ser uma de suas prioridades

, na qual defende penas maiores e regime de cumprimento mais rigoroso para os condenados, e melhores condições de trabalho para as forças policiais. Como delegado, atuou em diversas cidades da RMBH e do interior do Estado. Em Santa Luzia, conseguiu realizar obras como a reabertura do Hospital São João de Deus, após cinco anos fechado. Para tornar possíveis obras como essa, também defende o fortalecimento dos municípios, com mais igualdade na distribuição dos recursos arrecadados. Em Santa Luzia, realizou mais de 400 obras e ações que transformaram a cidade e melhoraram a vida da população.  

Doorgal Gustavo Sad Lafayette de Andrada

Doorgal Andrada (Patri)

Nome Completo: Doorgal Gustavo Sad Lafayette de Andrada
Data de nascimento: 21/10/1992
Local de nascimento: Barbacena (MG)
Número: 51300 
Federação: Não há

Iniciou sua carreira política como vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte (2017/2018), onde presidiu a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ). Na ocasião, era o vereador mais jovem da legislatura. Seu mandato destacou-se pela defesa da independência do Poder Legislativo, pela fiscalização firme do Executivo e pela transparência. Entre suas bandeiras, estão o apoio à pessoa com autismo e seus familiares, a promoção do esporte e a defesa de maior eficiência do poder público e do municipalismo. Em seu s

egundo mandato como deputado estadual, Doorgal é também bacharel em Direito, atleta de triatlo e oficial da reserva do Exército Brasileiro. Foi membro efetivo de várias comissões e vice-presidente da Comissão de Redação (de 19/2/2019 a 31/1/2021), sendo vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte desde 5/3/21. 

Jeferson Douglas Soares Estanislau

Douglas Melo (PSD)

Nome Completo: Jeferson Douglas Soares Estanislau
Data de nascimento: 10/1/1984
Local de nascimento: Sete Lagoas (MG)
Número: 55800
Federação: Não há

Em seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, Douglas Melo iniciou a carreira política como vereador de Sete Lagoas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), eleito em 2012. Radialista, é locutor da Rádio Musirama FM 92,1 desde 2006. Antes trabalhou por dois anos na Rádio Exclusiva, em Pompéu (Região Central). É formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove e fez curso técnico em Mecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Considerado o dono de uma das vozes 

mais ouvidas da região, já foi apresentador de shows musicais e mestre de cerimônias em eventos. É também jornalista, com grande experiência na área esportiva. Na 19ª Legislatura na ALMG, foi vice-presidente da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. 

Jean Mark Freire Silva

Doutor Jean Freire (PT)

Nome Completo: Jean Mark Freire Silva
Data de nascimento: 11/7/1971
Local de nascimento: Pavão (MG)
Número: 13100
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Médico, foi reeleito para seu terceiro mandato como deputado estadual. Sua trajetória política teve início como vereador em Itaobim (Vale do Jequitinhonha) por três mandatos consecutivos. Como vereador, trabalhou pela expansão da Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Desenvolveu por dez anos o projeto Casa do Estudante, renunciando à sua remuneração de vereador em prol da manutenção de moradias estudantis em cidades universitárias. Filho de trabalhadores rurais, iniciou a carreira na área

 médica como porteiro de hospital, atendente de enfermagem no Hospital Vale do Jequitinhonha e depois formou-se em Medicina, em 1998, pela Faculdade Souza Marques, do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, retornou à Itaobim,dedicando-se ao atendimento humanizado da população da cidade. Na 19ª Legislatura, destacou-se como presidente da Comissão de Participação Popular (de 19/2/2019 a 31/1/2021) da ALMG. Foi eleito, ainda, 2º vice-presidente da Mesa da Assembleia. 

Paulo Valdir Ferreira

Doutor Paulo (Patri)

Nome Completo: Paulo Valdir Ferreira
Data de nascimento: 19/4/1971
Local de nascimento: Pouso Alegre (MG)
Número: 51051
Federação: Não há

Reeleito, o médico Doutor Paulo assume seu segundo mandato na ALMG. Natural de Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi vice-prefeito de sua cidade natal, eleito em 2016. Antes, exerceu mandato de vereador no município, de 2013 a 2016. Especialista em Ginecologia, pós-graduado em Medicina do Trabalho e em Medicina do Trânsito, também possui MBA em Gestão de Empresas. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde e da Associação Médica de Pouso Alegre. Suas principais bandeiras como deputado são a defesa da saúde n

o Estado e da garantia dos direitos da pessoa com deficiência junto a população sul-mineira. 

Wilson Roberto Batista

Doutor Wilson Batista (PSD)

Nome Completo: Wilson Roberto Batista
Data de nascimento: 21/5/1969
Local de nascimento: São João del-Rei (MG)
Número: 55123
Federação: Não há

Reeleito para seu quarto mandato parlamentar, é médico-cirurgião. Atuou no Hospital do Câncer de Muriaé (Mata) da Fundação Cristiano Varella, onde coordenou o Departamento de Cirurgia Oncológica. É doutor em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Estudou no Instituto Europeu de Oncologia, em Milão (Itália), e fez pós-graduação em Saúde Pública e Gestão Hospitalar pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Mata). Especializado em cirurgia oncológica e mastologia, atua

 principalmente nos seguintes temas: câncer de mama, reconstrução mamária, câncer do aparelho digestivo, cirurgia oncológica e neoplasias cutâneas. Permanece atuando nas causas médicas, dividindo seu tempo com a atividade parlamentar. Na 19ª Legislatura, é vice-presidente da Comissão de Saúde. 

Maurício Lemes de Carvalho

Dr. Mauricio (Novo)

Nome Completo: Maurício Lemes de Carvalho
Data de nascimento: 27/1/1950
Local de nascimento: Santa Rita de Caldas (MG)
Número: 30230
Federação: Não há

Médico ortopedista, foi diretor clínico da Santa Casa de Ouro Fino (Sul de Minas) na década de 1990. Produtor rural e empresário, foi eleito para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Anteriormente, foi prefeito de Ouro Fino por dois mandatos (2013/2020), reeleito com quase 90% dos votos e encerrando o mandato com aprovação de 92% da população. Foi premiado pela Associação dos Municípios Mineiros (AMM) com o prêmio de Melhor Gestão de Recursos Públicos. Consolidou sua liderança po

lítica no Sul de Minas como presidente da Associação dos Municípios do Alto do Rio Pardo (Amarp) por dois mandatos e como presidente do Conselho Fiscal no consórcio Samu regional de Varginha, também por duas ocasiões. Em seu mandato parlamentar se propõe a ampliar a representação do Sul de Minas, tendo como pautas o desenvolvimento econômico da região, o fortalecimento dos hospitais regionais e locais e a recuperação da infraestrutura rodoviária. 

Nacib Duarte Bechir

Duarte Bechir (PSD)

Nome Completo: Nacib Duarte Bechir
Data de nascimento: 11/8/1957
Local de nascimento: Cristais (MG)
Número: 55789
Federação: Não há

Reeleito para seu quinto mandato, Duarte Bechir é servidor público federal do IBGE. Bacharel em Direito desde 1990, assumiu seu primeiro cargo eletivo em 1993, como vereador em Campo Belo (Centro-Oeste). Foi também prefeito desta cidade entre 2001 e 2004. Como administrador municipal, ocupou ainda as presidências do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Grande (Cismarg) e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), entre 2001 e 2002. Em 2004, foi presidente da Associação de Municípios do 

Alto Rio Grande (Amalg). Já no período de fevereiro a junho de 2008, foi diretor financeiro e administrativo da Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg). Na Assembleia, tem se destacado pela atuação em favor da pessoa com deficiência, especialmente na garantia de funcionamento das escolas estaduais de ensino especial. Na 19ª Legislatura, foi presidente da Comissão de Redação e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. É membro efetivo da Comissão Extraordinária das Privatizações e das Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Administração Pública, sendo vice-presidente desta última. 

Eduardo Henrique de Azevedo

Eduardo Azevedo (PSC)

Nome Completo: Eduardo Henrique de Azevedo
Data de nascimento: 3/5/1979
Local de nascimento: Divinópolis (MG)
Número: 20200
Federação: Não há

Eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Eduardo Azevedo foi vereador em Divinópolis (Centro-oeste), eleito em 2020. É engenheiro civil, comerciante e irmão de Cleitinho Azevedo, deputado eleito para a 19ª Legislatura na ALMG. Cristão e conservador, se autodefine defensor da família e da vida. Os compromissos assumidos em campanha são fortalecer os valores cristãos, lutar pela redução de impostos, pelo livre mercado e contra as regalias sustent

adas pelo dinheiro público. 

Elismar Fernandes Prado

Elismar Prado (Pros)

Nome Completo: Elismar Fernandes Prado
Data de nascimento: 12/8/1972
Local de nascimento: Uberlândia (MG)
Número: 90900
Federação: Não há

Reeleito para seu quarto mandato, Elismar Prado é sociólogo e músico. O deputado Elismar Prado orienta sua atuação parlamentar na defesa dos direitos dos consumidores, trabalhadores, servidores públicos, aposentados, professores, famílias agrícolas e, principalmente, na luta pela vida, em defesa da saúde e contra o câncer. É irmão do deputado federal Weliton Prado e coordenador dos movimentos contra o aumento das tarifas de energia elétrica e de água e esgoto. Sempre se posiciona contrário a projetos que pre

veem aumento de impostos ou tarifas de serviços. Antes de ingressar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi deputado federal eleito com a segunda maior votação do Triângulo Mineiro. Em 2004, foi o vereador mais votado de Uberlândia (Triângulo Mineiro), tornando-se presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal. Ainda em 2001, coordenou o Orçamento Participativo Jovem, implantado pela Secretaria Municipal do Orçamento Participativo de Uberlândia.  

Enes Candido Damacena Junior

Enes Cândido (PMN)

Nome Completo: Enes Candido Damacena Junior
Data de nascimento: 16/7/1983
Local de nascimento: Governador Valadares (MG)
Número: 33500
Federação: Não há

Enfermeiro e ex-secretário municipal de Saúde de Governador Valadares (Rio Doce), Enes Cândido foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi o vereador mais votado daquele município por dois mandatos, eleito em 2016 e 2020. Nessa segunda eleição municipal, foi o vereador com maior número de votos da história de Governador Valadares. Renuncia ao último mandato na Câmara Municipal para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É formado pela Universidade Vale do Rio

 Doce (Univale), com pós-graduação pelo Centro Universitário de Patos, extinta Faculdade Integrada de Patos, nas especialidades de Enfermagem em Urgência e Emergência e Enfermagem do Trabalho. É também pós-graduado em Gestão Hospitalar pela Escola de Saúde Pública, mestre em Administração e Gestão Hospitalar pela Universidade Interamericana e doutorando em Ciências da Educação pela Utic. Foi diretor executivo do Hospital Municipal de Governador Valadares, gerente assistencial do Hospital Bom Samaritano, e professor em disciplinas de urgência e emergência em cursos de pós-graduação. 

Fábio José de Oliveira

Fábio Avelar de Oliveira (Avante)

Nome Completo: Fábio José de Oliveira
Data de nascimento: 26/6/1972
Local de nascimento: Nova Serrana (MG)
Número: 70123
Federação: Não há

Fábio Avelar de Oliveira foi reeleito para seu terceiro mandato como deputado estadual. É empresário, atuando no mercado calçadista há mais de 20 anos. Foi vice-prefeito de Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas), polo calçadista do Estado. Suas áreas de atuação são saúde, segurança, educação e esporte. Apoiou projetos de cunho esportivo e social em Nova Serrana e região. Nessa 19ª Legislatura, é vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e membro 

efetivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, tendo atuado ainda na Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.   

Gilberto Wagner Martins Pereira Antunes

Gil Pereira (PSD)

Nome Completo: Gilberto Wagner Martins Pereira Antunes
Data de nascimento: 13/6/1961
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 55210
Federação: Não há

Reeleito, vai cumprir seu oitavo mandato como deputado estadual. É administrador de empresas, bacharel em Administração com especialização em Comércio Exterior. Iniciou a vida pública como vereador em Montes Claros, em 1988, quando presidiu a comissão que elaborou a Lei Orgânica do município (1989/90). Foi secretário municipal de Governo na gestão do Prefeito Mário Ribeiro (1991/1992) e presidente da Câmara Municipal (1993/1994). É um dos deputados estaduais mais bem votados do Norte de Minas, sendo eleito c

om expressivo número de votos em todas as eleições a que concorreu. Em 2011, foi chamado pelo então governador Antonio Anastasia para ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), no qual permaneceu até abril de 2014, quando retornou à Assembleia. No Parlamento Mineiro, já exerceu funções de lideranças de governos ao longo de seus mandatos. É o atual presidente da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos. 

Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos

Grego (PMN)

Nome Completo: Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos
Data de nascimento: 15/4/1968
Local de nascimento: Muriaé (MG)
Número: 33033
Federação: Não há

Eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é filho de imigrante grego e de uma mineira de Muriaé (Zona da Mata). Empresário atuante no mesmo município, foi eleito prefeito em 2016, sendo o mais bem votado da história da cidade. É também voluntário do setor de humanização do Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, que atende mais de 3 milhões de pessoas em quase 200 municípios. Em sua atuação parlamentar, pretende priorizar a 

área da saúde. 

Gustavo de Vasconcellos Moreira

Gustavo Santana (PL)

Nome Completo: Gustavo de Vasconcellos Moreira
Data de nascimento: 4/1/1979
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 22800
Federação: Não há

Reeleito para seu terceiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Empresário e produtor rural. Nascido em Belo Horizonte, é filho de José Santana de Vasconcellos Moreira, que foi deputado federal e estadual por 10 mandatos. Na atual legislatura, participa como membro efetivo das Comissões de Agropecuária e Agroindústria, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras. Foi, ainda, líder da bancada do Partido Liberal 

(PL). 

Gustavo da Cunha Pereira Valadares

Gustavo Valadares (PMN)

Nome Completo: Gustavo da Cunha Pereira Valadares
Data de nascimento: 30/8/1977
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 33333
Federação: Não há

Com a reeleição, Gustavo Valadares vai exercer seu sexto mandato. Bacharel em Direito pela PUC Minas, é empresário no ramo de publicidade. As principais regiões de atuação política são Central, Rio Doce, Centro-Oeste e Zona da Mata.  Nesta 19ª Legislatura, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Barragem de Brumadinho, que apurou as causas e os responsáveis pelo rompimento de barragem de rejeitos da mineradora Vale em 25 de janeiro de 2019. Também presidiu a Comissão de Proposta de Emenda

 à Constituição nº 55/20, que alterou o sistema de previdência social dos servidores públicos civis. Foi, ainda, líder do governo e do Bloco Sou Minas Gerais, cujo nome foi alterado para Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro. 

Ione Maria Pinheiro

Ione Pinheiro (União)

Nome Completo: Ione Maria Pinheiro
Data de nascimento: 18/4/1966
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 44141
Federação: Não há

Pedagoga e empresária do setor têxtil, Ione Pinheiro foi reeleita para seu terceiro mandato parlamentar. Sua principal região de atuação política é a Central. Oriunda de uma tradicional família da política mineira, exerceu cargo de chefe de gabinete de dois irmãos: Dinis Pinheiro, deputado estadual por cinco mandatos e que foi presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e Toninho Pinheiro, que foi prefeito de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte) por três vezes e deputado federal em duas

 legislaturas. Saúde e educação são suas principais áreas de atuação. Nesta Legislatura, é a procuradora-geral da Procuradoria da Mulher da ALMG e atua como efetiva nas Comissões de Administração Pública e de Defesa dos Direitos da Mulher. No primeiro biênio, participou ainda das Comissões de Cultura e de Assuntos Municipais e Regionalização. 

João Lúcio Magalhães Bifano

João Magalhães (MDB)

Nome Completo: João Lúcio Magalhães Bifano
Data de nascimento: 6/2/1960
Local de nascimento: Matipó (MG)
Número: 15133
Federação: Não há

Reeleito para seu terceiro mandato na ALMG. Pecuarista e cafeicultor, cumpriu cinco mandatos consecutivos como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão Permanente de Finanças e Tributação, 1º-vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, 1º-vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e também 1º-vice-presidente da Comissão Externa de Subnutrição de Crianças Indígenas. Estudou Engenharia, sem concluir o curso, na Universidade Santos Dumont, em Governa

dor Valadares. Em 2013, concluiu o curso superior de Processos Gerenciais/ Administração na Unopar. Nesta 19ª Legislatura, é presidente da Comissão de Administração Pública e foi coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce). 

João Vítor Xavier Faustino

João Vítor Xavier (Cidadania)

Nome Completo: João Vítor Xavier Faustino
Data de nascimento: 24/6/1982
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 23200
Federação: PSDB-Cidadania

Reeleito para o quarto mandato como deputado, João Vítor Xavier é jornalista e radialista. Formado no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000 e apresenta, diariamente, o programa Bastidores, desde 2004. Em 2021, assumiu a vice-presidência da holding Itasat. Tem larga experiência em coberturas internacionais, acompanhando finais de Copa Libertadores, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, coberturas de outras modalidades de esporte e Olimpíada

s, dentre outras. Iniciou sua trajetória política em 2008, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte. Nas eleições de 2010, quando concorreu pela primeira vez para o Parlamento estadual, foi um dos candidatos a deputado estadual mais votados na capital mineira, sendo reeleito em 2014. Na Assembleia, foi um dos autores do projeto de lei intitulado “Mar de Lama Nunca Mais”, que instituiu a Política Estadual de Segurança de Barragens. Em 2021, presidiu a CPI dos Fura-filas da Vacinação. Nesta 19ª Legislatura é também presidente da Comissão de Saúde. 

Leandro Andrade Genaro Oliveira

Leandro Genaro (PSD)

Nome Completo: Leandro Andrade Genaro Oliveira
Data de nascimento: 3/7/1981
Local de nascimento: Contagem (MG)
Número: 55444
Federação: Não há

Leandro Genaro assume, em 2023, seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular desde 2000 e coordenador metropolitano da mesma igreja em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Apresenta o programa “À Luz da Palavra”, pela rádio 107 FM de Belo Horizonte. Leandro Genaro é filho do ex-deputado estadual e também pastor Antônio Genaro, que exerceu sete mandatos consecutivos na Assembleia de Minas, entre 1987 e 2015. Nesta 19ª Legislatura, é

 vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 

Whelton Pimentel de Freitas

Leleco Pimentel (PT)

Nome Completo: Whelton Pimentel de Freitas
Data de nascimento: 10/2/1981
Local de nascimento: Guaraciaba (MG)
Número: 13579
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Historiador, educador popular, cientista político e músico. Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude e participa de diversas organizações políticas e sociais. É membro da Comissão para o Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana e do Fórum Permanente em Defesa da Bacia do Rio Doce. Compõe as coordenações da Escola de Fé e Política Dom Luciano, da União Nacional por Moradia Popular e da Rede Igrejas e Mineração. Trabalhou como Diretor de Habitação e Desenvolvimento Social na Prefeitura de Ouro Preto, atuou como conselheiro estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas e, ao mesmo tempo, como conselheiro nacional da Cidades. Colaborou também na Secretaria de Patrimônio da União, atuando na identificação e destinação de terrenos para a construção de moradias em diversos municípios de Minas Gerais e na elaboração de propostas em âmbito federal que resultaram no lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida. Defende pautas como organização comunitária, segurança alimentar, agricultura familiar e agroecologia, direitos humanos e direito à cidade. Atualmente é o primeiro suplente do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressa em 2023 para seu primeiro mandato.

Marilene Alves de Souza

Leninha (PT)

Nome Completo: Marilene Alves de Souza
Data de nascimento: 17/8/1964
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 13456
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Reeleita, assume em 2023 seu segundo mandato na Assembleia Legislatativa de Minas Gerais. Na 19ª Legislatura é líder da Bancada Feminina, vice-líder do Bloco Democracia e Luta e vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos, da qual também foi presidenta no primeiro biênio (20/2/2019 a 31/1/2021). Integra ainda a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. É graduada em Ciências Biológicas e mestre em Desenvolvimeno Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de Minas. Professor

a das redes estadual e municipal, foi diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e presidenta regional da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi diretora da Cáritas Brasileira e coordenadora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e das Articulações Nacional e Estadual do Semiárido Brasileiro e Mineiro. Participou do Conselho Estadual de Desenvolvimento Agrário (Cedraf/MG) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Atua em movimentos sociais e pastorais e já disputou a prefeitura de Montes Claros. 

Leonídio Henrique Corrêa Bouças

Leonídio Bouças (PSDB)

Nome Completo: Leonídio Henrique Corrêa Bouças
Data de nascimento: 9/11/1961
Local de nascimento: Pompéu (MG)
Número: 45999
Federação: PSDB-Cidadania

Médico, professor e empresário, foi reeleito e assume em 2023 seu sexto mandato como deputado estadual. Na 19ª Legislatura é vice-líder do Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro e membro efetivo das Comissões de Minas e Energia e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tendo passado ainda pela Comissão de Administração Pública. Iniciou a vida pública como vereador em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Foi vice-presidente da Câmara Municipal (1989-1990) e depois presidente (1992). Em 1992, assumiu a vic

e-prefeitura de Uberlândia, onde também foi secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente (1994), de Serviços Urbanos (2001 e 2002) e de Agropecuária e Abastecimento (2009). Foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado do Estado (Indi) e no setor privado integra a diretoria de instituições como Unipac Uberlândia, Unopar Uberlândia e Colégios Mais Positivo e Objetivo de Uberlândia. 

Lohanna Souza França Moreira de Oliveira

Lohanna (PV)

Nome Completo: Lohanna Souza França Moreira de Oliveira
Data de nascimento: 31/1/1995
Local de nascimento: Vila Velha (ES)
Número: 43500
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Assume em 2023 seu primeiro mandato como deputada estadual. Professora, é a vereadora mais votada da história de Divinópolis (Centro-Oeste) e graduada em bioquímica na Universidade Federal de São João del-Rei (FSJ), no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, também em Divinópolis. O voluntariado sempre fez parte de sua vida, seja pelo Rotaract Club, Movimento Acredito, movimento estudantil ou pelo grupo de jovens da igreja. Por considerar que a forma mais eficiente de fazer mudanças de longo prazo na sociedade é pel

a política institucional,  decidiu se candidatar a vereadora, sendo a mais votada e a parlamentar mais jovem da história de Divinópolis. Na Câmara Municipal, assumiu como compromissos tomar decisões com evidências científicas e buscar caminhos por meio do diálogo. Ao longo da graduação, se dedicou a pesquisas científicas para ação antitumoral e antimicrobiana, este último tema de intercâmbio na Universidade de Leuven, na Bélgica, para o qual foi selecionada em 2017. Sua atuação política pauta-se em temas relacionados à educação, cultura, meio ambiente e representatividade feminina. 

Lucas Lasmar de Moura Costa Resende

Lucas Lasmar (Rede)

Nome Completo: Lucas Lasmar de Moura Costa Resende
Data de nascimento: 7/1/1991
Local de nascimento: Oliveira (MG)
Número: 18900
Federação: Psol/Rede

Eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Lucas Lasmar é administrador de empresas e foi o vereador mais bem votado em Oliveira (Centro-Oeste de Minas) no pleito de 2016. Ex-secretário municipal de Saúde mais jovem do município, entre 2017 e 2022, quando deixou o cargo para se candidatar a uma vaga no Parlamento mineiro. Ele defende a implantação de um tratamento mais humanizado na saúde e o fortalecimento do Sistema Único da Saúde (SUS).

Ludimila Fonseca Azevedo Falcão

Lud Falcão (Pode)

Nome Completo: Ludimila Fonseca Azevedo Falcão
Data de nascimento: 27/4/1989
Local de nascimento: Patos de Minas (MG)
Número: 19123
Federação: Não há

Advogada, empreendedora, assume em 2023 seu primeiro mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É esposa do prefeito de Patos de Minas (Alto Paranaíba) e luta por saúde e educação de  qualidade para população, além de apoiar projetos com foco nas crianças, mulheres e idosos. Na Assembleia de Minas, quer garantir o debate de pautas sobre investimentos e apoio ao setor produtivo, simplificação tributária, fiscalização da máquina pública, formação de mais profissionais

 para apoiar crianças com deficiência, qualificação para o primeiro emprego, dentre outros temas. Quer, também, buscar a ampliação do atendimento a mulheres vítimas de diversas formas de violência. 

Luiz Antonio da Silva

Luizinho (PT)

Nome Completo: Luiz Antonio da Silva
Data de nascimento: 7/4/1967
Local de nascimento: Alterosa (MG)
Número: 13125
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Prefeito de Alfenas (Sul de Minas) por três mandatos, dois deles consecutivos, inclusive o atual, em 2023 ele vai ocupar pela primeira vez uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No Parlamento ele pretende aproveitar a boa avaliação como gestor municipal, sobretudo no combate coordenado à Covid-19 na sua região, para propor políticas públicas voltadas para a saúde pública e para minimizar os efeitos nocivos da pandemia sobre a população. Ele também deve seguir o exempl

o do que foi feito em Alfenas para impulsionar o Estado em áreas como a geração de empregos, atração de novas indústrias, desenvolvimento social e, consequentemente, a diminuição dos índices de violência. Ele promete empenhar seu mandato em prol de mais benefícios para todo Sul de Minas, em especial para a região de Alfenas, que, na visão dele, carece de maior articulação política junto aos Executivos estadual e federal. 

Macaé Maria Evaristo dos Santos

Macaé Evaristo (PT)

Nome Completo: Macaé Maria Evaristo dos Santos
Data de nascimento: 3/4/1965
Local de nascimento: São Gonçalo do Pará (MG)
Número: 13130
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Vereadora em seu primeiro mandato na Capital, foi eleita agora para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). É professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação. Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). Coor

denou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC. Na ALMG, deve seguir defendendo a escola pública como espaço de pluralidade e convivência democrática, articulada com a assistência social, cultura e esporte, preservando-a contra ameaças de privatização e censura ao livre debate. Tem orgulho de sua ancestralidade e pretende seguir lutando contra o racismo estrutural e a favor de políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão das mulheres e das minorias. 

Maria Clara Matos Marra

Maria Clara Marra (DC)

Nome Completo: Maria Clara Matos Marra
Data de nascimento: 14/1/1999
Local de nascimento: Patrocínio (MG)
Número: 27100
Federação: Não há 

Contadora e graduanda em Direito, produtora rural e empresária, cresceu num ambiente em que a política foi sempre presente. É filha do prefeito de Patrocínio (Alto Paranaíba) Deiró Marra, ex-deputado estadual por três mandatos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Esta foi sua primeira disputa eleitoral. Entre as principais linhas de ação a que se propõe, estão combater a violência contra as mulheres e atuar em prol da empregabilidade dos jovens. Tem defendido, por exemplo, uma política pública p

ara incentivar o empresariado a contratar os jovens que buscam a primeira oportunidade profissional, assim como o estímulo à qualificação profissional, fortalecendo e amparando as instituições voltadas ao ensino técnico e superior. Outra preocupação é o investimento em infraestrutura, saúde e educação, com atenção especial para os municípios do interior.   

Mário Henrique da Silva

Mário Henrique Caixa (PV)

Nome Completo: Mário Henrique da Silva
Data de nascimento: 4/12/1972
Local de nascimento: Três Pontas (MG)
Número: 43333
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdo B/PV)

Narrador esportivo e jornalista da Rádio Itatiaia há mais de 20 anos, está no Parlamento Mineiro desde 2013 e foi reeleito, assumindo em 2023 seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual. Transmitiu cinco Olimpíadas (Atlanta, Sidney, Atenas, Pequim e Londres) e três Copas do Mundo (França, Coréia/Japão e Alemanha). Na 19ª Legislatura, é membro efetivo das Comissões de Esporte, Lazer e Juventude, da qual já foi vice-presidente, e do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. Em mandatos anteri

ores, também foi membro efetivo da Comissão de Participação Popular e vice-presidente da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo. Em abril de 2015, licenciou-se do cargo eletivo para assumir a Secretaria de Estado de Turismo, retornando à Assembleia Legislativa em abril de 2016. Antes, havia sido assessor de gabinete na Secretaria de Esportes e Turismo na gestão de João Pinto Ribeiro.  

Marli Ferreira da Silva

Marli Ribeiro (PSC)

Nome Completo: Marli Ferreira da Silva
Data de nascimento: 8/9/1964
Local de nascimento: Patos de Minas
Número: 20120
Federação: Não há

Vereadora mais votada em Paracatu (Noroeste de Minas), está em seu terceiro mandato na Câmara Municipal e foi eleita pela primeira vez deputada estadual. Além de política, apresenta-se como pedagoga, psicanalista, missionária e coach. Trabalha há 30 anos com projetos sociais de prevenção, recuperação e reinserção social. Sob o lema “Deus, Pátria, Família e Vida”, apresenta várias propostas para seu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Entre elas, defesa da saúde e do meio ambiente, causa

 animal, ampliação de projetos sociais e esportivos, luta por mais infraestrutura para o agronegócio e para a agricultura familiar. 

Marcos Joseraldo Lemos

Marquinho Lemos (PT)

Nome Completo: Marcos Joseraldo Lemos
Data de nascimento: 3/7/1959
Local de nascimento: Carbonita (MG)
Número: 13139
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Três vezes prefeito de Carbonita (Vale do Jequitinhonha), foi reeleito e assume em 2023 seu segundo mandato seguido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Preside a Comissão de Participação Popular do Legislativo e já foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. Na juventude, morou em Belo Horizonte, onde participou de movimentos sociais e populares que culminaram em sua filiação ao PT, em 1983. No ano seguinte retornou a Carbonita, onde ajudou na fundação do Sindicato 

dos Trabalhadores Rurais e lutou pela criação da primeira creche do município. Na área cultural, criou o grupo Semente do Vale e a rádio Comunitária, e ainda a Carboarte, festa popular que tornou-se referência na região. Liderou prefeitos no movimento pela inclusão do Vale do Jequitinhonha na Sudene e presidiu por cinco vezes a Associação Mineira dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje). Participou da criação e foi presidente, por quatro vezes, do Consórcio de Saúde do Alto Jequitinhonha (Cisaje) e participou da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas Jequitinhonha e Araçuaí. 

Mauro Henrique Tramonte

Mauro Tramonte (Republicanos)

Nome Completo: Mauro Henrique Tramonte
Data de nascimento: 17/5/1961
Local de nascimento: Poços de Caldas (MG)
Número: 10800 
Federação: Não há

Jornalista, foi eleito para seu segundo mandado consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 19ª  Legislatura, preside a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia e integra as Comissões de Cultura e de Esporte, Lazer e Juventude. Apresentador desde 2008 do programa Balanço Geral, da TV Record Minas, desde os 18 anos de idade já se destacava na profissão em Poços de Caldas (Sul de Minas), sua cidade natal. Durante um período, trabalhou como funcionário público estadual, retoman

do a carreira jornalística em 1992, na Rádio Cultura AM. Em 1996, ingressou na televisão, atuando na TV Poços, filiada à Rede Minas. No mesmo ano, começou a fazer o programa Câmera Verdade, que se manteve no ar por 11 anos. Em seguida, ingressou na Rádio Difusora AM e, após, na Record Minas. É também bacharel em Direito. 

Nayara Rocha Perdigão Lara

Nayara Rocha (PP)

Nome Completo: Nayara Rocha Perdigão Lara
Data de nascimento: 24/7/1990
Local de nascimento: Vespasiano (MG)
Número: 11789
Federação: Não há

Eleita para seu primeiro mandato, se formou em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva. É pós-graduada em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e mestre em Administração Pública pela Fundação Pedro Leopoldo. Nos últimos seis anos, foi secretária de Governo e também de Desenvolvimento Social de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nessa última pasta, conseguiu implantar abrigo para acolher moradores em situação de rua, a Casa Rosa, a Escolin

ha do Galo, o Projeto Sada Voley, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a carteirinha do Autismo, o Kart Educacional Automobilístico e o Projeto Iluminar, que promove inclusão social. Também ampliou as vagas do projeto Avança Judô e das oficinas voltadas para a 3ª idade. Em suas redes sociais, enfatiza que o gosto pela política veio do exemplo materno. Sua mãe é a prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, que foi reeleita para o cargo. Ilce Rocha também já foi vereadora por três mandatos, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeita da cidade. 

Neilando Alves Pimenta

Neilando Pimenta (PSB)

Nome Completo: Neilando Alves Pimenta
Data de nascimento: 31/8/1967
Local de nascimento: Teófilo Otoni (MG)
Número: 40789
Federação: Não há

Advogado, foi eleito para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 19ª Legislatura, preside a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Na legislatura anterior atuou na Comissão de Participação Popular como membro efetivo. Na vida profissional, já foi tesoureiro da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e prestou serviços de consultoria jurídica a prefeituras e câmaras municipais de diversas cidades dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha. De 2001 a 2004

, foi ainda secretário municipal de Ação Social e Habitação de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). É fundador da Unipac de Teófilo Otoni, que oferece 30 cursos de graduação e 15 cursos de pós-graduação. 

Noraldino Lucio Dias Júnior

Noraldino Júnior (PSC)

Nome Completo: Noraldino Lucio Dias Júnior
Data de nascimento: 20/11/1975
Local de nascimento: Juiz de Fora (MG)
Número: 20123 
Federação: Não há

Administrador público, foi eleito deputado estadual pela terceira vez consecutiva. No Parlamento Mineiro preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tendo também integrado, na 19ª Legislatura, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) dos Fura-Filas da Vacinação, no segundo ano da pandemia de Covid-19, e da Barragem de Brumadinho, sobre o rompimento de estrutura da mineradora Vale. Em seu primeiro mandato, atuou para a criação da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais, qu

e presidiu. Foi por duas vezes vereador de Juiz de Fora (Mata). Graduado em Turismo e pós-graduado em Gestão Ambiental em Problemas Urbanos, ocupou a Superintendência da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF) entre 2006 e 2008 e foi secretário executivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema). Presidiu o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna e também o Consórcio Intermunicipal da Bacia dos Rios Preto e Paraibuna (Conpar). 

Oscar Lisandro Teixeira

Oscar Teixeira (PP)

Nome Completo: Oscar Lisandro Teixeira
Data de nascimento: 10/6/1974
Local de nascimento: Porteirinha (MG)
Número: 11230
Federação: Não há

Ex-prefeito de Mato Verde (Norte de Minas) eleito por duas vezes, este será seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Professor de Geografia, é empresário dos setores educacional e hoteleiro. Nasceu e foi criado no Norte de Minas. Oriundo de família humilde, iniciou sua vida profissional como educador, paixão que ele destaca como o tendo levado a investir na área educacional, iniciando sua vida empresarial neste segmento e se tornando referência regional na

 área. É diretor da Faculdade Favenorte em Mato Verde e da Rede OLT Hotéis. Entre suas várias propostas, defende a expansão do Projeto Jaíba, de agricultura irrigada, mais investimentos em infraestrutura e melhorias de vias de acesso à região da Serra Geral e do Alto Rio Pardo, além de iniciativas capazes de promover a melhoria das condições de saúde da população; a elaboração de roteiros turísticos para fomentar a criação de emprego e renda em municípios como os da Serra Geral e do Alto Rio Pardo; e a formação de mão de obra por meio de cursos profissionalizantes, etc. 

Cleiton de Oliveira

Professor Cleiton (PV)

Nome Completo: Cleiton de Oliveira
Data de nascimento: 28/5/1977
Local de nascimento: Boa Esperança (MG)
Número: 43700
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Reeleito, assume seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é, na 19ª Legislatura, vice-presidente da Comissão de Participação Popular, além de membro efetivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia. Foi ainda vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig, que entre junho de 2021 e fevereiro de 2022 investigou denúncias de irregularidades na gestão da empresa. É membro da Academia Latinoamericana

 de Líderes Católicos e do Núcleo de Coordenação da Renovação Carismática Católica de Minas Gerais. Nascido em Boa Esperança, se mudou para Varginha, ambas no Sul de Minas, atuando na área de assistência social e como professor em várias instituições de ensino. É formado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas. 

Wendel Cristiano Soares de Mesquita

Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)

Nome Completo: Wendel Cristiano Soares de Mesquita
Data de nascimento: 23/11/1979
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 77777
Federação: Não há

Vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte por dois mandatos consecutivos a partir de 2013, foi agora eleito deputado estadual para seu segundo mandato, também consecutivo. Na 19ª Legislatura, é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e vice-presidente da Comissão de Cultura. Professor, formado em Comunicação Social e Artes Cênicas, antes de ingressar na política criou e coordenou um cursinho pré-vestibular comunitário e idealizou o Projeto Brasil Melhor, de atividades edu

cativas e culturais para pessoas de baixa renda. Já na Câmara Municipal, desenvolveu os projetos Vereador no Bairro, para ouvir as pessoas em suas comunidades, e o Vereador na Escola, para discutir política e cidadania nas instituições de ensino. 

Rafael Martins de Souza

Rafael Martins (PSD)

Nome Completo: Rafael Martins de Souza
Data de nascimento: 22/12/1979
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 55031
Federação: Não há

Jornalista, é repórter na TV Alterosa de Belo Horizonte. Foi reeleito e assume em 2023 seu segundo mandato como deputado estadual. Desde que ingressou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 2019, preside a Comissão de Minas e Energia. Foi membro efetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação, que atuou em 2021, no segundo ano da pandemia de Covid-19. Ex-vereador, ingressou em 2017 na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde foi presidente da Comissão de Meio Ambi

ente e Política Urbana e membro efetivo da CPI da Serra do Curral. Também participou da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo Municipal.  

Raul José de Belém

Raul Belém (Cidadania)

Nome Completo: Raul José de Belém
Data de nascimento: 9/12/1981
Local de nascimento: Araguari (MG)
Número: 23700
Federação: PSDB-Cidadania

Reeleito, assume em 2023 seu segundo mandato como deputado estadual. Na 19ª Legislatura, é membro efetivo das Comissões de Participação Popular e de Administração Pública e já foi vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Empresário nas áreas de comunicação e agronegócio, é filho do ex-deputado estadual, federal e constituinte Raul Décio de Belém Miguel, falecido em 2001. Cursou Administração de Empresas na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) de Araguari (Triângu

lo Mineiro), município onde foi eleito vereador em 2008 e prefeito, em 2012. Antes, em 2011, tornou-se assessor especial no gabinete da governadoria de Antonio Anastasia. Ocupou ainda a diretoria administrativa da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (Amusuh) e compôs o conselho fiscal da Frente Mineira de Prefeitos.  

Ricardo Augusto da Costa Campos

Ricardo Campos (PT)

Nome Completo: Ricardo Augusto da Costa Campos
Data de nascimento: 17/6/1983
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 13789
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdo B/PV)

Já foi chefe de gabinete e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde na juventude havia atuado como adolescente trabalhador por meio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). Agora retorna ao Parlamento estadual para assumir em 2023 seu primeiro mandato como deputado estadual. Nascido em Montes Claros (Norte), morou até os 14 anos de idade em São João da Ponte (Norte). Hoje reside em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Formou-se em Administ

ração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), com ênfase em Comércio Exterior, tendo sido presidente do Diretório Central dos Estudantes. Foi diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), órgão que coordena ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. Passou ainda pela diretoria de operação Norte da Copasa.    

Roberto Dias de Andrade

Roberto Andrade (Avante)

Nome Completo: Roberto Dias de Andrade
Data de nascimento: 27/3/1958
Local de nascimento: Viçosa (MG)
Número: 51222
Federação: Não há

Reeleito, vai ocupar seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é líder do Governo, relator da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras e membro efetivo da Comissão de Administração Pública. Em 2021, segundo ano da pandemia de Covid-19, integrou ainda a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação. Oficial do Registro de Imóveis de Viçosa (Sul de Minas), foi presidente por três mandatos consecutivos (2007 a 2018) da Serjus-Anoreg/MG, entidade que 

congrega os mais de 3 mil cartórios mineiros do serviço extrajudicial. Também empresário do ramo da construção civil e membro do Conselho Consultivo da Fundação CDL/MG, foi ainda presidente, por dois mandatos, da Associação Comercial de Viçosa (ACV), nos anos de 1998 e 1999. Ocupou também a vice-presidência do Conselho Integrado de Desenvolvimento Regional e Comercial de Minas Gerais (Consider), em 1999; e a diretoria administrativo-financeira da Companhia Mineira de Turismo (Prominas) – empresa pública responsável por fomentar o turismo no Estado – entre 2011 e 2013. 

Rodrigo Aparecido Lopes

Rodrigo Lopes (União)

Nome Completo: Rodrigo Aparecido Lopes
Data de nascimento: 8/9/1983
Local de nascimento: Andradas (MG)
Número: 44123
Federação: Não há

Rodrigo Lopes, casado com Elisangela Aparecida de Oliveira Lopes, pai de Miguel e Ariella. Começou sua trajetória nas atividades da agricultura familiar ainda criança. Formou-se em geografia e se tornou professor efetivo da rede estadual de ensino. É também formado em Gestão Pública. Em 2012 foi eleito o prefeito mais jovem da história de Andradas, com 29 anos, e reeleito em 2016 com a maior votação já registrada no município. Foi diretor da Associação Mineira de Municípios (AMM) e ferrenho defensor da causa

 do municipalismo. Também foi presidente do Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde Eletiva dos Municípios do Alto do Rio Pardo), e presidente do Cissul, o maior Samu do Brasil.  

Washington Fernando Rodrigues

Sargento Rodrigues (PL)

Nome Completo: Washington Fernando Rodrigues
Data de nascimento: 30/5/1964
Local de nascimento: Medeiros Neto (BA)
Número: 22122
Federação: Não há

Reeleito, assume em 2023 seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Ingressou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 1999, onde preside, pela sexta vez, a Comissão de Segurança Pública. Na 19ª Legislatura também foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho e membro efetivo da Comissão de Administração Pública. É advogado e bacharel em Comunicação Social (habilitação em produção editorial), com pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Seg

urança Pública pela UFMG e em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro. Já foi membro do Conselho Estadual Anti-Drogas (Conead) e do Conselho de Defesa Social de Minas Gerais. Aos 20 anos de idade, ingressou na carreira militar como soldado no Batalhão de Trânsito. Passou pelo antigo Batalhão de Choque, pela Companhia Rotam, pela Academia de Polícia Militar e pela Central de Operações da Polícia Militar, entre outros postos. Foi expulso da Polícia Militar de Minas Gerais, juntamente com outros 185 companheiros, por ter liderado em 1997 um movimento histórico da categoria por melhores condições de trabalho. 

Luiz Tadeu Martins Leite

Tadeuzinho (MDB)

Nome Completo: Luiz Tadeu Martins Leite
Data de nascimento: 2/9/1986
Local de nascimento: Montes Claros (MG)
Número: 15300
Federação: Não há

Eleito deputado estadual para seu quarto mandato, é o 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na 19ª Legislatura. Na anterior, foi líder da Maioria e fez parte do Bloco Minas Melhor, composto por 33 dos 77 deputados. Também presidiu a Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e membro efetivo de outras comissões. Sua primeira eleição foi em 2011, aos 23 anos de idade, como o deputado mais jovem da histór

ia do Estado até então. Foi também o mais jovem secretário de Minas Gerais, quando se afastou temporariamente do mandato de deputado ao ser nomeado em fevereiro de 2015 para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana. No cargo, coordenou a Força Tarefa criada pelo Governo de Minas para avaliar as consequências da tragédia de Mariana (Região Central), causada pelo desmoronamento de barragem da mineradora Samarco, e reativou o processo de regularização fundiária urbana no Estado, entre outras ações. 

Thiago Fellipe Motta Cota

Thiago Cota (PDT)

Nome Completo: Thiago Fellipe Motta Cota
Data de nascimento: 9/3/1985
Local de nascimento: Mariana (MG)
Número: 12000
Federação: Não há

Eleito para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico na 19ª Legislatura, tendo atuado também como membro efetivo da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. Na legislatura anterior, foi vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro da Comissão Extraordinária das Barragens, que atuou entre novembro de 2015 e julho de 2016 em função do rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mar

iana (Região Central). Foi também vice-líder do Bloco Compromisso com Minas. Advogado com pós-graduação em Gestão de Negócios, em 2005 ingressou na assessoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e entre 2010 e 2014 foi diretor técnico da Fundação Rural Mineira (Ruralminas).  

Tito Bruno Miranda Torres Duarte

Tito Torres (PSD)

Nome Completo: Tito Bruno Miranda Torres Duarte
Data de nascimento: 2/12/1983
Local de nascimento: João Monlevade (MG)
Número: 55240
Federação: Não há

Empresário e pecuarista, assume em 2023 seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na 19ª Legislatura, é vice-presidente da Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, e foi ainda membro efetivo da Comissão de Agropecuária e Agroindústria nesse segundo mandato. No primeiro, figurou entre os parlamentares mais jovens e foi membro efetivo das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiênci

a, além de vice-líder do Bloco Verdade e Coerência. Anteriormente, trabalhou no Tribunal de Contas e administrou a Rádio Cultura de sua cidade natal, João Monlevade (região Central). É filho do ex-deputado estadual por seis mandatos, Mauri Torres. 

Ulysses Gomes de Oliveira Neto

Ulysses Gomes (PT)

Nome Completo: Ulysses Gomes de Oliveira Neto
Data de nascimento: 27/6/1977
Local de nascimento: Itajubá (MG)
Número: 13077
Federação: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV)

Em 2023 assume seu quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde é líder da Minoria e presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, na 19ª Legislatura. No primeiro biênio dessa legislatura foi ainda membro efetivo da Comissão de Minas e Energia e integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação, esta em 2021. Em legislaturas anteriores ainda integrou as Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Esporte, Lazer e Juventude, e foi tamb

ém 1º-secretário da Mesa da Assembleia (entre 2015 e 2017). É graduado em Administração Pública e formado em Metalurgia pelo Senai. Foi vereador em Itajubá (Sul de Minas) de 2002 a 2004 e chefe do gabinete do deputado federal Odair Cunha, em Brasília, a partir de 2005. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Pouso Alegre (1999), fundador do Diretório Central dos Estudantes da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá e membro da Coordenação da Frente Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (2000).  

Vitorio Filho Ribeiro

Vitorio Junior (PP)

Nome Completo: Vitorio Filho Ribeiro
Data de nascimento: 17/7/1980
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 11025
Federação: Não há

Eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, Vitorio Junior exerceu por dois mandatos o cargo de vice-prefeito de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), eleito em 2016 e 2020. Antes, foi vereador do município, escolhido em 2012. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde, secretário de Esportes e secretário de Governo. Entre as bandeiras defendidas pelo deputado está a geração de emprego, para evitar que o município seja cidade dormitório. Também defende a criação de fren

tes de trabalho, a inclusão social, investimentos em saúde, especialmente da mulher e das crianças, e a ampliação de vagas em creches. 

José Guilherme Ferreira Filho

Zé Guilherme (PP)

Nome Completo: José Guilherme Ferreira Filho
Data de nascimento: 17/8/1956
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 11111
Federação: Não há

Construiu sua trajetória associada ao futebol profissional e amador desde os anos 1980 e foi reeleito deputado estadual. Assume em 2023 seu segundo mandato seguido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde preside a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, na 19ª Legislatura. É também membro efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e líder do Bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro. Também atuou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cemig, que encerrou seus traba

lhos em fevereiro de 2022. É pai de Marcelo Aro, deputado federal e candidato ao Senado, e Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol. 

José Laviola Neto de Lira

Zé Laviola (Novo)

Nome Completo: José Laviola Neto de Lira
Data de nascimento: 10/12/1993
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)
Número: 30011
Federação: Não há

Filho da deputada estadual Celise Laviola, elegeu-se pela primeira vez para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e produtor agropecuário, sua proposta é continuar o legado político da família e assim trabalhar para levar mais qualidade de vida à população do interior de Minas Gerais, sobretudo o Leste de Minas, onde passou quase toda infância e adolescência. Sua mãe, Celise Laviola, é filha do falecido deputado estadual José

 Laviola Matos, que ocupou uma cadeira na ALMG por seis legislaturas consecutivas, sendo recordista de votos durante quatro mandatos. A irmã de Celise casou-se com José Henrique Lisboa Rosa, falecido em 2013, que também foi deputado estadual por cinco legislaturas e chegou a ser vice-presidente da ALMG em duas delas. Tem como meta estimular o empreendedorismo e diminuir a burocracia que compromete as atividades que geram renda e contribuem para a liberdade de crescimento econômico. 

FONTE: ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 + sete =