Os inúmeros atendimentos de casos da Dengue na UPA Thiago Cardoso nos últimos dias, acendeu alerta aos vereadores para o aumento descontrolado da doença no município. Durante a reunião ordinária desta semana, os parlamentares chamaram atenção para a sujeira nos lotes vagos privados e também naqueles que pertencem ao poder público.
O vereador Guilherme do Depósito solicitou que a prefeitura faça a limpeza urgente do Sítio Buganvile, localizado na reta, que foi desapropriado no início do ano passado. De acordo com o parlamentar, os vizinhos do local têm reclamado da sujeira, mato, entulho e dos focos de Dengue, já que inúmeros vizinhos foram diagnosticados com a doença nos últimos dias.
Já o vereador Lúcio Madureira sugeriu que o município busque parceria com o Governo do Estado, trazendo o veículo que faz o fumace nas localidades com mais focos. “Há muitos anos esse serviço não é prestado no nosso município, por onde anda o veículo que faz o fumace? Se não for tomada nenhuma atitude, estaremos daqui alguns dias enfrentando uma crise de endemia sem precedentes, já que as unidades de Saúde já estão lotadas”.
Wolney Barrão disse que o poder executivo deveria criar um canal de denúncias, onde a própria população pudesse denunciar lotes sujos e o descarte de materiais irregulares, que segundo ele, “já se tornaram comuns na cidade”.
O líder do prefeito, o vereador José Ronaldo, revelou que a prefeitura e os próprios agentes de endemias têm encontrado dificuldades em fazer vistorias nas residências, já que alguns proprietários não permitem a entrada do profissional. “Fui informado inclusive, que algumas residências estão tão sujas e com tantos focos, que foi necessário que o município entrasse com ação judicial para fazer a limpeza obrigatória. Infelizmente, é lamentável ser necessária uma intervenção nesse sentido”, finalizou.