Programa Jovens Mineiros Sustentáveis leva teatro educativo a estudantes de Mateus Leme

0
366

Os alunos do 5º ano das escolas municipais Manuel Bráz e Dona Lúcia Dias, de Mateus Leme, contaram com uma atividade toda especial na sala de aula. Cerca de 80 estudantes participaram da apresentação de uma peça educativa de teatro de fantoches, ação realizada pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Durante uma visita técnica nessas unidades de ensino, a gestora ambiental Sophia Lins, da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, transmitiu aos alunos conceitos e práticas da educação ambiental na personificação de fantoches. Foram tratados temas fundamentados pelo programa, relacionados à educação ambiental e humanitária.

“O teatro é um grande aliado da educação ambiental e do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. É por meio do encantamento que ele proporciona que conseguimos atrair a atenção dos alunos para a mensagem que queremos passar”, disse Sophia Lins.

A visita também teve como objetivo acompanhar de perto as atividades desenvolvidas pelas escolas por meio do Programa. Além do teatro educativo, a gestora realizou reunião de monitoramento com a secretária de educação do município, Fátima Gaia; com as gestoras do projeto e com as diretoras e professoras das escolas participantes, para supervisão e monitoramento das ações aplicadas pelo programa.

No primeiro bimestre de 2023, os alunos estudaram e desenvolveram atividades educativas relacionadas aos temas cidadania, educação humanitára e patrimonial, além de mudanças climáticas. No segundo bimestre, o foco das atividades foram os recursos hídricos, com destaque para a bacia hidrográfica onde vivem e o consumo consciente de água.

Para trabalhar o tema recursos hídricos em várias regiões do estado, mais de 180 escolas e aproximadamente 6.600 alunos desenvolveram diversas atividades pedagógicas como: maquetes representando a bacia hidrográfica de onde vivem; mural coletivo, reproduzindo o manifesto dos alunos pelo rio da cidade onde vivem; gincana ambiental sobre o consumo consciente de água e um teatro de fantoches utilizando os personagens do programa. Na oportunidade, os alunos abordaram as questões ambientais da própria região e propuseram soluções práticas para os problemas detectados.