Na reunião desta semana foram aprovados por unanimidade projetos de Resolução que concedem o título de cidadania honorária ao Procurador Geral de Justiça, Dr. Jarbas Soares Júnior e ao Delegado da Polícia Civil, Dr. André Luiz Candido Ribeiro.
Dr. Jarbas Soares Júnior é natural de Montes Claros e bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 1989. No ano seguinte, ingressou no Ministério Público de Minas Gerais exercendo a função de Promotor de Justiça nas cidades de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Foi promovido Procurador de Justiça em 2001, mesmo ano em que assumiu a Coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Patrimônio Cultural e de Habitação e Urbanismo.
No MPMG foi Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; membro do Conselho Superior e da Câmara de Procuradores de Justiça e por duas vezes procurador de Justiça. Dr. Jarbas foi ainda membro do Conselho Nacional do Ministério Público; foi vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União e presidente da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente. Atualmente Dr. Jarbas exerce o cargo de procurador-geral de justiça desde 12 de dezembro de 2022.
O Delegado
Já André Luiz Candido Ribeiro é natural de Coronel Fabriciano, formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2008. André entrou na Polícia em 2013, aprovado por meio de concurso de prova e títulos, tendo trabalhado dois anos na Delegacia de Florestal, seis na Delegacia de Mateus Leme e mais dois na Delegacia de Plantão de Betim. Fato interessante é que Dr. André trabalhou na CEMIG de 1991 a 2009 e mora na cidade vizinha, Florestal, desde 2014.O delegado está lotado na Delegacia de Juatuba desde fevereiro de 2022, na qual presta relevantes serviços à comunidade. As honrarias serão entregues aos agraciados em reunião solene a ser marcada pela mesa diretora do legislativo.