Jogadores do Bahia são vítimas de racismo e xenofobia em Juatuba

Time divulga nota de repúdio após jogo pela Copa Brasileirinho, quando torcedores imitaram sons de macacos e proferiram ofensas como "baiano desgraçado"

0
289

O time sub-14 do Bahia foi alvo de atos racistas e de xenofobia durante um jogo válido pela Copa Brasileirinho, disputado em Juatuba, contra a Seleção da cidade. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra torcedores nas arquibancadas imitando sons de macaco e proferindo ofensas como “baiano desgraçado”, contra os atletas de até 14 anos. O áudio mostra também alguns torcedores indignados com a situação. “Os caras não têm educação, chamando as crianças de macaco”, lamentou um torcedor.

Ainda sobre os áudios e vídeos, é possível escutar, em um dos lances, gritos pedindo que jogadores do time da casa quebrem as pernas dos adversários. Leitores do Jornal de Juatuba e Mateus Leme confirmaram à reportagem que quando o time baiano foi para o vestiário, torcedores apontaram fogos de artifício para os jogadores, causando alvoroço nos vestiários.

Após o ocorrido, por meio de nota de repúdio, o Tricolor informou que medidas cabíveis serão tomadas e pediu que a resposta seja à altura da gravidade dos fatos ocorridos. O time informou ainda que todos os jogadores da categoria estão sendo assistidos pela equipe que os acompanha durante a competição. No total, a delegação do clube que viajou para disputar a partida conta com 22 jogadores e sete membros de comissão técnica.

Em nota, o Esporte Clube Bahia pontuou que “o racismo e a xenofobia são crimes e precisam de uma resposta à altura da gravidade dos fatos ocorridos. É preciso, ainda, reiterar o compromisso do Esporte Clube Bahia na luta contra qualquer tipo de discriminação”.

O time reafirmou ainda o compromisso em zelar pelo bem-estar de todas as crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas com o clube. “Todas as medidas cabíveis serão tomadas e o clube segue à disposição dos atletas e seus familiares para prestar todo o apoio necessário”, finalizou.