A preocupação com crianças e adolescentes fora das escolas é tema de um projeto que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar em Mateus Leme. A proposta foi aprovada na sessão ordinária desta semana.
O texto estabelece uma lista de diretrizes e ações que serão executadas de forma intersetorial e integrada, sob a coordenação da Prefeitura. Para isso, serão envolvidos os órgãos municipais ligados à educação, saúde, assistência e desenvolvimento social, cultura e esportes, além da união dos poderes estadual e federal e das entidades não governamentais, da sociedade civil e da iniciativa privada.
Dentre as diretrizes estão a realização de estudos para identificar os motivos pelos quais os alunos evadem a escola, com o objetivo de construir políticas públicas mais concretas; mapeamento e identificação dos alunos evadidos de modo periódico; promoção de palestras e rodas de conversas de conscientização e combate às principais causas sociais de evasão escolar; busca ativa escolar, com o trabalho de profissionais da assistência social, psicologia e demais da educação.