Ônibus escolar com pane elétrica Juatuba

0
110

Na tarde da última terça-feira (16), um incidente envolvendo um ônibus escolar que atendia alunos e funcionários da Escola Municipal José Pires Montes, no bairro Samambaia, em Juatuba, causou indignação dos pais dos estudantes e moradores da região.

O veículo sofreu uma pane elétrica e o incidente foi registrado por pessoas próximas ao local que compartilharam vários vídeos. Segundo relatos divulgados nas redes sociais, um curto circuito teria provocado um princípio de incêndio, assustando as crianças e funcionários que seriam transportados. “O motorista disse que o fogo começou depois de um curto circuito e nós estamos presos”, disse a autora de um dos vídeos que circularam nas redes sociais. 

Funcionários também tiveram que aguardar para voltar para casa, pois o trânsito ficou impedido e só foi liberado após a retirada do veículo com um guincho. Um morador compartilhou a angústia dos motoristas em um grupo de whatsapp. “O ônibus continua no local travando o trânsito e há mais de dez servidores da Educação querendo ir pra casa descansar e alguns, estão com os filhos”. 

De acordo com os relatos, a situação se arrastou por mais de duas horas. Somente por volta das 19h30, os passageiros puderam voltar pra casa, quando outro veículo da empresa chegou ao local. “Horas depois que a aula terminou, é que veio um ônibus para buscar os meninos, para levar para casa”, disse outra testemunha que presenciou o incidente. Ainda indignada, ela ressaltou o transtorno para as crianças. “Aqui na escola tem meninos a partir de quatro anos de idade, e muitos são portadores de necessidades especiais. Isto é revoltante”, disparou. 

Problema recorrente

A situação reacendeu uma onda de indignação sobre as péssimas condições da frota de ônibus escolares de Juatuba. Os relatos indicam que muitos veículos estão em estado precário, sem manutenção adequada e muitos problemas.

“Olha a nossa situação, gente! Enquanto uma roda não sair, um retrovisor ou um vidro não quebrar, eles vão deixando o veículo rodar. Não há manutenção e quem quiser pode olhar a data da última vistoria nesse ônibus para ver se é recente”, diz outra testemunha em vídeo compartilhado. 

As denúncias sobre a falta de segurança no transporte de estudantes têm sido tema de várias reportagens. Há dois meses, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme publicou uma matéria sobre as queixas e cobrança da população por melhorias na frota escolar. Ano passado, um vídeo registrado por pais de alunos da Escola Municipal Juquita Firmino ganhou repercussão na imprensa nacional, devido à precariedade dos ônibus.