Creche Wanda Jammal: funcionários denunciam falta de planejamento para atender demanda

0
97

Inaugurada no dia 3 de junho como uma das mais importantes conquistas de Juatuba este ano, a Creche Wanda Jammal prometia ser um alívio para a região de Francelinos, que há anos enfrentava um déficit de vagas para crianças. No entanto, apenas dois meses após a inauguração, funcionários começaram a relatar os primeiros problemas enfrentados no novo espaço.

Uma das representantes da equipe da Creche Wanda Jammal fez um desabafo nas redes sociais, relatando a difícil realidade enfrentada pelos profissionais da instituição. “Acredito que seja do conhecimento de todos que mudamos de endereço e que a prefeitura alugou um espaço mais amplo e adequado para o funcionamento da creche, para também suprir a demanda da comunidade”, começou ela. “Entretanto, a gestão municipal e a secretaria de Educação não se organizaram para atendermos um número maior de crianças. O quadro de funcionários não está suficiente”.

Atualmente, a creche conta com 125 crianças matriculadas e apenas quatro monitoras. As professoras que foram contratadas recentemente foram dispensadas devido a uma irregularidade na contratação. “Conclusão: hoje, no período da manhã, várias profissionais ficaram com mais de uma turma sob sua responsabilidade para suprir essa falta. Tenho certeza de que vocês conseguem mensurar o que é ficar com trinta ou mais alunos de 1, 2 e 3 anos chorando, em período de adaptação, sozinha em uma sala!”, desabafou a funcionária.

Outro problema relatado foi a pressa em inaugurar e fazer a mudança para o novo espaço no dia 1º de agosto. “As adequações não foram terminadas a tempo. Transitam pela creche o dia todo, uma equipe para instalar bebedouros, chuveiros, fixar armários, fazer a capina, etc. Se não estava tudo pronto, por que fizeram essa mudança?”, questiona.

Outra funcionária, que preferiu não se identificar, também compartilhou sua frustração: “Fiquei chocada quando cheguei à tarde e fiquei sabendo do ocorrido. Além de estar tudo ainda por organizar, com obra durante horário de aula, barulho ferrenho durante o sono das crianças, que estão se adaptando ao novo local, ainda dispensam as professoras novatas e não aumentam o número de monitoras. Muito decepcionada com a forma como a prefeitura inaugurou a creche”, lamentou.

A reportagem tentou contato com a direção da escola e fomos orientados a procurar a Secretaria de Educação. Tentamos contato por telefone e por email, mas até o fechamento dessa edição, o secretário responsável pela pasta não havia respondido.

Promessa frustrada

A Creche Wanda Jammal foi inaugurada pela prefeitura no dia 3 de junho. As novas instalações possuem 20 salas, sendo nove utilizadas como salas de aula. O projeto também inclui corredores amplos, banheiros maiores, uma cozinha arejada, além de espaço para, futuramente, receber uma brinquedoteca. Com a nova sede, o número de crianças atendidas quase que dobrou, saltando de 68 para 120.

O quadro de funcionários também estava previsto para ser ampliado, com a contratação de mais oito professores, duas monitoras e três agentes de serviços gerais. No entanto, essa expansão do quadro de funcionários ainda não se concretizou, gerando a sobrecarga dos profissionais atualmente em exercício.