Candidatos de Juatuba falam sobre soluções para tratar os lixões no município e incentivar ações ambientais

0
77

Com a aproximação das eleições, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme irá destacar as principais queixas referentes a problemas crônicos que afetam o município de Juatuba que, gestão após gestão, continua a castigar os moradores.

Na edição anterior, discutimos o impacto da falta de pavimentação, que causa problemas de poeira e lama nos bairros periféricos. Agora, vamos examinar como os candidatos pretendem lidar com o problema do lixo, que continua a ser uma fonte de incômodo para a população. Embora a cidade possua coleta de lixo com destinação de parte dos resíduos para Betim, ainda é possível encontrar lixões a céu aberto, espalhados por diferentes bairros, gerando graves transtornos.

Coleta Seletiva, usina de reciclagem, associação de catadores, ecopontos e campanhas de conscientização: conheça as propostas

Ted Saliba

Ted Saliba garante que todas as demandas relacionadas ao meio ambiente estão contempladas em seu plano de governo. Ele destaca que a coleta seletiva será uma prioridade. “Pode ter certeza que vai melhorar muito”, afirma o candidato. Ele propõe a criação de um local adequado e legalizado para o descarte, onde serão instaladas caçambas comunitárias, a fim de minimizar a formação de lixões clandestinos e garantir uma destinação mais segura para os resíduos.

Maísa Aquino

Por outro lado, a candidata Maísa propõe o projeto “Município Lixo Zero”, que visa tratar todos os resíduos gerados na cidade, sem a necessidade de aterros sanitários ou lixões. “Vamos aumentar a coleta seletiva e implementar uma usina de compostagem na cidade. Assim, o lixo orgânico será transformado em adubo para hortas comunitárias e o material não orgânico poderá ser reaproveitado como cinzas na agricultura”, explica a candidata. Maísa prevê um investimento de R$ 3 milhões, provenientes do acordo com a Vale. Segundo ela, o investimento a longo prazo economizaria R$ 1,5 milhão aos cofres públicos por ano, valor atualmente gasto com o transporte de resíduos para Betim.

Além disso, Maísa promete campanhas de conscientização para engajar a população no processo de separação dos resíduos e uma ampliação da coleta seletiva. “Já temos coleta de lixo em todos os dias da semana. Há locais onde o recolhimento é feito com caminhonetes, que fazem o transbordo até locais estratégicos, para os caminhões recolherem os rejeitos”, explica Maísa que atuou como Secretária de Obras e Infraestrutura na atual gestão.

Gui Moraes

Gui Moraes propõe a criação de Ecopontos na cidade, que seriam uma alternativa para a população se livrar de materiais recicláveis e resíduos volumosos de maneira correta. “O objetivo é garantir à população um local para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos”, explica Gui, que também promete ampliar a coleta de lixo e incluir educação ambiental no currículo escolar. Suas propostas também abrangem campanhas educativas, ampliação da coleta seletiva e o incentivo à criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Célia Silva

Por sua vez, a candidata Célia também aposta na coleta seletiva e na criação de cooperativas para a reciclagem de resíduos sólidos. Ela também planeja articular parcerias com empresas locais e nacionais para reaproveitar e reutilizar resíduos, visando minimizar os custos de coleta e destinação final. “Nosso plano de governo propõe um crescimento sustentável, buscando uma cidade socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta”, diz Célia.

Mestre Israel Mestre Israel, também aposta na criação de uma usina de reciclagem no município. “Queremos uma trituradora para transformar resíduos sólidos de construção civil em britas e cascalhos, que poderão ser usados em pavimentação e fabricação de bloquetes”, afirma o candidato. Ele também planeja construir um galpão de reciclagem para a seleção de materiais orgânicos, que serão transformados em adubo para a agricultura familiar. Os outros resíduos serão separados para reciclagem, gerando renda para os trabalhadores envolvidos. “Já temos o professor Amilton que atua na área de reciclagem em Juatuba e vamos firmar uma forte parceria com ele para ampliar esse trabalho”, enfatizou o candidato que prevê a iniciativa privada como fonte de recursos para a ação.