Na próxima sexta-feira (20), a equipe de vôlei masculino módulo I da Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte embarca para Recife para disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Após a conquista da medalha de ouro no Jogos Escolares de Minas Gerais em agosto, o time, composto por dez jovens atletas, agora tem a chance de brilhar em nível nacional.
A comitiva que representará Juatuba no evento é composta pelos atletas Lucas Lúcio, João Calebe, Erick, Gustavo, Nickolas, Isaac, Arthur e Roberto, além do técnico Geraldo Vitor Gorgozinho, a auxiliar e professora Fabiana Jaqueline Gomes Silva e o representante municipal, Walef Diego Gonçalves. Para muitos jogadores, esta será a primeira experiência em uma competição de grande porte, o que tem gerado grande entusiasmo e expectativa.
Segundo a professora Fabiana Jaqueline, a preparação para JEB’s tem sido intensa, com treinamentos diários técnicos e físicos. O foco também está na análise das equipes adversárias, além de trabalhar a disposição e o emocional dos jovens atletas.
“Todos estão muito ansiosos, felizes e com a expectativa alta em demonstrar o bom trabalho realizado no período todo dentro da competição”, afirma Fabiana.
Ela destaca que o time carrega não só a responsabilidade de representar Juatuba e Minas. “A expectativa é de trazer o título de campeão brasileiro. Trabalhamos muito e com dedicação para chegarmos até aqui e agora queremos mostrar que merecemos estar entre os melhores”, diz.
Voos mais altos
A participação nos JEB’s abre portas para um sonho ainda maior: a chance de disputar competições internacionais e eventos de maior prestígio, como os Jogos da Juventude e até as Paralimpíadas Escolares. “Queremos não só ganhar, mas também representar Juatuba e Minas Gerais com orgulho e, quem sabe, o Brasil em competições maiores”, afirmou um dos atletas. A presença de figuras inspiradoras no projeto, como o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei masculino Adriano Xavier, que fez parte da formação do time de vôlei em Juatuba, reforça a determinação da equipe.
Para o jovem atleta André Davi Lucas, que faz parte do time, a emoção de representar Juatuba em uma competição tão importante é imensa. “Estamos todos muito ansiosos e até nervosos, com tamanha responsabilidade”, confessou André. No entanto, ele vê essa experiência como uma oportunidade de provar o esforço e dedicação que o time teve ao longo de sua preparação. “Chegou a hora de demonstrar o quanto nos esforçamos diariamente para merecer tudo o que estamos vivendo hoje”, declara.
Além da pressão, André destaca a gratidão de toda a equipe aos técnicos Geraldo e William, à professora Fabiana, à direção da Escola Municipal Miguel Rodrigues Duarte e à Secretaria de Educação e Esportes de Juatuba, que sempre apoiaram o projeto. “Essa colheita é fruto de muito trabalho e dedicação”, finaliza o jovem atleta.