A Unidade Bbásica de Saúde no bairro Canaã, em Juatuba, cuja construção deveria ter sido concluída na última quinta-feira (5), permanece no estágio inicial, e o fato está gerando uma série críticas da população. A obra prevista para ser realizada com recursos do acordo com a Vale, decorrente do rompimento das barragens que vitimizou 272 pessoas em Brumadinho foi iniciada em 4 de junho de 2024, pela Elite Construções Ltda, ao custo de R$ 2.985.460,85.
A população do bairro Canaã, assim como outras localidades do município não pouparam duras críticas à administração pela falta de avanços não só dessa obra, mas em outros projetos prometidos com recursos do acordo entre a Vale, o Ministério Público estadual e Federal, a Defensoria Pública e o Governo do Estado.
Para Maria Helena Silva, auxiliar de departamento pessoal, o atraso na obra da UBS do bairro Canaã reflete uma insatisfação geral com a gestão municipal em relação ao uso de recursos do acordo de reparação. Ela aponta que havia uma promessa de construção de mais postos de saúde, além do Canaã. “Cadê as sete UBSs que deveriam ter sido feitas com o dinheiro do Vale? Nem o lugar para fazer a obra eles arrumaram. Tem vídeo deles comprando lote para isso, mas até hoje, nada foi feito. A população inteira está descontente, não é só com essa obra”, desabafou.
Maria Helena também lembrou que, em 17 de março de 2023, o Posto Serra Azul foi fechado, e havia uma expectativa de que pelo menos uma UBS fosse construída para atender a região. “Nada, nada, nada. Agora ninguém vai mais ficar olhando as coisas acontecerem pela metade e ficar quieto. Isso não vai acontecer de novo com o cidadão juatubense”, afirmou.
Prefeito eleito se compromete
O prefeito eleito Ted Saliba, atualmente vereador, já anunciou medidas para enfrentar a situação de obras inacabadas. Em entrevista, ele declarou que pretende realizar uma vistoria detalhada em todos os projetos em andamento na cidade, verificando a documentação e a execução para entender os motivos dos atrasos.
“Vamos acompanhar de perto e agilizar essas obras. Juatuba tem projetos que deveriam ter sido realizados com os recursos da Vale, assim como já aconteceu em outras cidades, mas estão atrasados. Precisamos identificar o que está acontecendo com as obras no município”, afirmou.