Mateus Leme intensifica combate ao Aedes aegypti e reforça prevenção contra arboviroses

0
76

Assim como Juatuba, Mateus Leme também entrou na guerra contra a dengue. Após uma reunião do Comitê de Arboviroses no Setor de Zoonoses, reunindo autoridades e profissionais da saúde para discutir estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, foi definido um plano de enfretamento à doença.

Estiveram presentes cinco vereadores, Adelaide Siqueira, Wellington Batata, Warley Cândido e Carla do Waltinho, além de representantes da saúde, como a referência técnica em saúde do trabalhador, coordenadora do setor de Epidemiologia, assistente social da saúde, coordenador do setor de Zoonoses, representante do CREAs, Ernani do setor de posturas, coordenadora da atenção básica, educadora em saúde e agentes de combate a endemias.

Segundo o Secretário de Saúde, Wagner Barbalho, o principal objetivo do encontro foi obter sugestões para reforçar o combate ao mosquito e outras arboviroses, além de solicitar apoio da gestão municipal e de órgãos envolvidos. Durante a reunião, também foram expostas as dificuldades enfrentadas pelo setor de Zoonoses, como a falta de veículo e insumos necessários para as ações preventivas.

Entre as medidas de prevenção propostas, o secretário destaca a revisão da Lei 2622/13 e do valor das multas aplicadas, solicitação de veículo e materiais para que o setor de zoonoses possa ter condições de realizar os trabalhos contínuos, além das iniciativas propostas no cronograma de ações das Arboviroses”, explica Wagner Barbalho.

Atualmente, Mateus Leme apresenta uma baixa incidência da doença, mas já há casos confirmados, especialmente nos bairros Imperatriz, Mangabeiras, Vista Alegre, Londrina, Duque de Caxias, João Paulo II, Central, Vila Suzana, Vivendas do Vale e Serra Azul. Em 2025, dados do painel de Arboviroses do Ministério da Saúde registram até o momento, 23 notificações de dengue no município, com incidência de 57,2 por 100 mil habitantes. Nenhum caso de chikungunya foi registrado.