Cultura afro ganha espaço no Carnaval de Mateus Leme com o Bloco Carna Afro Mona Ixi

0
104

O Carnaval 2025 de Mateus Leme será marcado por muita ancestralidade e resistência com a participação, pelo terceiro ano consecutivo, do bloco Carna Afro Mona Ixi. A iniciativa, organizada pela Comunidade Tradicional Bakise Mona Ixi, levará às ruas a força da cultura afro-brasileira entre os dias 1º e 4 de março.

Com aproximadamente 60 integrantes de idades entre 6 e 70 anos, o bloco escolheu como tema deste ano “Mulher Preta: Útero Ancestral do Brasil”. “O enredo reflete a vivência e a tradição da comunidade, ressaltando o papel essencial da mulher negra como força ao longo da história. A tradição do candomblé, fortemente matriarcal, é a base da escolha do tema”, explica Pai Ximeango, um dos organizadores do bloco e líder do território Bakise Mona Ixi, em Mateus Leme.

Segundo ele, o Carna Afro Mona Ixi tem como expectativa levar às ruas de Mateus Leme uma mensagem de resistência, combatendo o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa. “Estamos ocupando um espaço que é nosso por direito. O Carnaval é uma celebração ancestral, e buscamos trazer essa visão de volta”, afirma Pai Ximeango.

Este ano, o bloco também presta uma homenagem especial ao sacerdote Tat’etu Arabomi, que completou 50 anos de sacerdócio no dia 2 de fevereiro em Ndandalunda. “Um estandarte será levado à avenida em referência ao cinquentenário do líder espiritual”, revela.

Pai Ximeango conta que os preparativos incluem ensaios públicos e privados, além de intensa divulgação nas redes sociais, como no perfil @bakisemonaixi. Ainda de acordo com ele, o  bloco tem o apoio da Prefeitura de Mateus Leme, mas ainda busca patrocínios para ampliar sua atuação no Carnaval.