Municípios começam vacinação contra a gripe em todas as unidades de saúde

0
79

Teve início nesta segunda-feira, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2025. Em Juatuba e Mateus Leme, a imunização já está disponível em todas as unidades de saúde, e a expectativa é de grande adesão da população, especialmente dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O grande destaque da campanha será o “Dia D” da vacinação, marcado para 26 de abril, quando os postos funcionarão em horário estendido para ampliar o acesso à vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, o governo federal pretende imunizar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em 81,6 milhões de pessoas em todo o país. Para isso, foram adquiridas 73,6 milhões de doses da vacina, produzidas pelo Instituto Butantan, com um investimento de R$ 1,3 bilhão.

A vacina é gratuita, segura e protege contra os principais tipos do vírus da gripe em circulação, como H1N1, H3N2 e influenza B.

Quem pode receber a vacina?

Devem se vacinar prioritariamente crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente), idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas como diabetes e problemas cardíacos ou pulmonares, além de indígenas, quilombolas, professores, profissionais da saúde, caminhoneiros e outros trabalhadores essenciais.

A campanha reforça também a importância da prevenção, orientando a população sobre medidas simples e eficazes para evitar a propagação da gripe e outras doenças respiratórias. Entre elas, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, usar lenços de papel ao assoar o nariz, cobrir boca e nariz com o braço ou um lenço ao tossir ou espirrar, manter os ambientes bem ventilados, evitar contato com pessoas gripadas e manter uma alimentação saudável, além de hidratar-se bem.