A Prefeitura de Mateus Leme entregou oficialmente, na manhã da última quinta-feira (6), o novo galpão da Associação de Catadores Amigos Unidos de Mateus Leme (ASCALEME), no Distrito Industrial de Azurita. A cerimônia marcou um avanço importante para o fortalecimento da coleta seletiva e da destinação sustentável de resíduos na cidade. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes da prefeitura, vereadores e empresários parceiros da associação.
A nova estrutura foi construída em uma área doada pela prefeitura e, segundo o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico, Eustáquio Júnior, o espaço integra um projeto de fortalecimento das organizações de catadores e vai ampliar a capacidade produtiva e de gestão, aumentar a geração de renda e melhorar o tratamento dos resíduos recicláveis.
“Com o novo espaço, a ASCALEME, que atualmente conta com sete catadores, terá condições de receber novos trabalhadores”, explicou o secretário. Eustáquio Junior ressaltou também a importância da participação da comunidade para o sucesso do projeto.
“A população pode cooperar com a ASCALEME separando corretamente os resíduos em casa; lavando e acondicionando os recicláveis; respeitando os dias e horários de coleta seletiva; e valorizando e respeitando o trabalho dos catadores”, reforçou.
Atualmente, a ASCALEME é a única associação de catadores ativa em Mateus Leme. Nos últimos três anos, a entidade comercializou cerca de 644 toneladas de materiais recicláveis, número que deve aumentar com o novo galpão. Segundo a prefeitura, o espaço permitirá maior capacidade de triagem e armazenamento, o que facilita o escoamento dos resíduos destinados pelas empresas e pelos moradores.
Durante a entrega, o secretário destacou ainda o compromisso ambiental do município.
“Campanhas de coleta seletiva são frequentes no município, com o intuito de conscientizar a população da importância dessa educação ambiental e do compromisso com o futuro”, afirmou Eustáquio Júnior.
Retranca
Associação comemora possibilidade de ampliar o volume de material reciclado
A presidente da ASCALEME, Eliana Cruz, explicou que o novo galpão representa um marco na história da associação e vai permitir ampliar o volume de material reciclável recolhido todos os meses.
“Hoje a associação conta com sete associados. Recolhemos de 27 a 28 toneladas ao mês, e o novo espaço vai permitir aumentar esse volume”, afirmou.
Ela também relembrou as dificuldades enfrentadas antes da construção da nova sede.
“Antes da obra, os principais problemas eram a falta de estrutura, problemas com associados vizinhos, pelo fato do galpão ser localizado no meio de um bairro. O novo espaço garante mais infraestrutura e localização em um distrito industrial”, explicou Eliana.
Para os associados, o novo espaço representa conforto e melhores condições de trabalho. A catadora Viviany Santos, de 26 anos, comemorou o resultado da obra. “O galpão ficou impecável, num espaço maravilhoso, pensado em cada detalhe, trazendo conforto para nós, associados”, afirmou.
Segundo ela, o grande mérito da nova estrutura é a localização, com espaço aberto e bem arejado. “Acredito que, com a implantação da coleta seletiva, iremos conseguir aumentar a capacidade dos materiais recolhidos e do número de associados”, completou.
O catador Felipe Cassiano também falou sobre as melhorias. “O novo galpão ficou ótimo para poder trabalhar. Ficou mais fácil a entrada dos caminhões e ficou mais arejado para nós, associados, trabalharmos com mais conforto”, disse.
Ele também elogiou o novo espaço. “O que eu mais gostei do espaço foi a estrutura que foi construída”, afirmou.
Assim como Viviany, ele acredita que o novo galpão vai ajudar a aumentar a produtividade da associação e a atrair mais trabalhadores.
“Acredito que vamos conseguir aumentar a capacidade de recolhimento de materiais e a quantidade de pessoas para trabalhar com a gente como associados. Tudo isso já está nos nossos planos. Temos um projeto maravilhoso para os próximos anos. A ASCALEME não vai ser apenas uma associação que recicla, e sim uma associação que acolhe, apoia e protege o meio ambiente”, destacou.






