Mateus Leme e Juatuba mostram leve crescimento no emprego formal

0
135

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para setembro de 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho, mostram que Mateus Leme e Juatuba mantiveram saldo positivo na geração de empregos formais.

Mateus Leme registrou 25 novos postos de trabalho no período, com destaque para o desempenho do setor industrial, que foi responsável por 58 das 454 admissões realizadas no mês. Os serviços também contribuíram com saldo positivo de 29 vagas.

Os serviços acompanharam, contribuindo com saldo positivo de 29 novas vagas, enquanto a agropecuária e o comércio mantiveram-se também no azul, com 5 e 3 vagas respectivamente. 

No entanto, a construção civil, normalmente aquecida no município, causa preocupação. O setor apresentou a maior queda entre todos os setores analisados. Enquanto apenas 23 contratados, 93 foram demitidos no período, resultando em um saldo negativo de 70 vagas. Esse resultado puxou para baixo o desempenho geral do município, que poderia ter sido mais expressivo.

Indústria contrata mais em Juatuba

Já em Juatuba, o saldo final foi positivo com 17 vagas. A indústria novamente aparece como a principal locomotiva do emprego formal, respondendo por 253 das 519 admissões realizadas. No entanto, com 237 desligamentos, o setor fechou o mês com um saldo de apenas 16 vagas.

O comércio e a construção civil tiveram desempenho modesto, mas positivo com 4 e, 8, respectivamente.  A surpresa ficou por conta do setor de serviços, único a fechar o mês no vermelho, com menos 12 vagas.