A Prefeitura de Mateus Leme anunciou nesta semana uma melhoria importante para a área da saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conta agora com um novo equipamento de raio-X de última geração. Segundo a Secretaria, o equipamento vai “ampliar a capacidade de atendimento e trazer mais agilidade e segurança para a população”. Para garantir o funcionamento, a Cemig instalou em frente à unidade, na última quarta-feira (28), um novo transformador de energia.
O secretário de Saúde, Wagner Barbalho, acompanhou a operação e recepcionou a equipe da Cemig, responsável pela instalação do equipamento. “A equipe técnica da prefeitura fez todo o trabalho de preparação para que a Cemig fizesse a instalação do novo transformador”, explicou Wagner Barbalho.
De acordo com o secretário, o objetivo principal da intervenção foi atender toda a demanda energética da UPA e permitir o funcionamento adequado do novo aparelho de raio-X. Segundo Wagner Barbalho, o equipamento encontra-se em fase de testes com o novo transformador. “A empresa responsável pela manutenção preventiva e corretiva está realizando os ajustes necessários, incluindo calibrações e testes técnicos para a liberação do equipamento”, ressaltou.
Ainda conforme o secretário, estão previstos “mais três dias de testes”, período em que serão feitos exames internos para garantir a segurança e a qualidade do funcionamento. Após essa etapa, o raio-X será liberado para a realização de exames externos.
Com a estabilização elétrica proporcionada pelo novo transformador, a UPA poderá realizar e aprimorar diversos tipos de exames de radiografia convencional. Entre eles estão exames de tórax, coluna, membros superiores e inferiores, abdômen, bacia e crânio.
O impacto da melhoria será sentido diretamente pelos moradores de Mateus Leme. Com o novo transformador, o equipamento de raio-X poderá funcionar de forma contínua, sem interrupções por instabilidade de energia. “Essa melhoria garante maior qualidade de imagem, mais precisão diagnóstica e menor necessidade de repetição de exames, contribuindo para diagnósticos mais rápidos e seguros”, destacou Wagner Barbalho.






