Em meio à pandemia, uma boa notícia traz mais esperança para o combate à Covid-19. Nas últimas semanas, surgiu a possibilidade de três empresas do ramo da indústria de saúde animal, ajudarem na produção de vacinas contra a doença. Uma das empresas que pode atuar na produção de vacinas fica em Juatuba.
O assunto foi colocado em pauta pelo vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), à comissão do Senado que monitora ações de combate à pandemia. Ainda segundo o Sindicato, com adaptações e autorização de órgãos competentes, o setor tem capacidade para entregar 30 milhões de doses em 90 dias. “Com adaptações após autorização de órgãos governamentais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Ceva Saúde Animal, em Juatuba, a Ourofino e a Merck Sharp & Dohme, em Montes Claros têm capacidade de produzir 30 milhões de doses de imunizantes como a Coronavac”, ressalta uma nota do Sindan.
Ao todo, o setor tem 23 plantas de produção de vacinas veterinárias no país. Do total, de acordo com o Sindan, três já operam com nível máximo de biossegurança estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).