Prefeitura está adquirindo imóvel no Centro, por 1,3 milhão, com a ajuda da Câmara
O presidente da Câmara, Kelissander Saliba, anunciou que a casa vai repassar R$ 300 mil para a prefeitura e que o dinheiro será utilizado na compra do espaço do Núcleo Educacional Sonho de Criança (Nesc). O núcleo, no Centro da cidade, encerrou as atividades neste ano, em função da pandemia e a antiga sede vai abrigar a Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva, cuja construção foi embargada por falta de segurança. Desde então, os alunos têm aulas no pavimento térreo do Legislativo.
Interdição
Em 2013, cerca de um ano depois da inauguração da escola, as instalações da unidade foram interditadas duas vezes, quando laudos do Corpo de Bombeiros apontaram irregularidades na obra, dentre elas, fragilidade estrutural, trincas, infiltração, além da falta de projeto de incêndio. Com a interdição, a escola passou a funcionar no prédio da antiga faculdade J. Andrade, mas sem estrutura adequada para atender cerca de 350 alunos, do 1° ao 5° ano. Em 2014, os alunos foram transferidos para o pavimento térreo do prédio do Legislativo.
Ano passado, a Justiça autorizou a retomada do uso do espaço, desde que fossem feitas intervenções, porém o Executivo optou por não utilizar mais o local para as atividades escolares.
Neste ano, com o fechamento do Nesc, a prefeitura definiu que o local seria o mais adequado para receber os profissionais e alunos da escola Elza. O imóvel que é particular será adquirido pelo município de forma parcelada, pelo valor de R$1,3 milhão.
O presidente da Câmara, disse que a compra é de suma importância para alunos e professores da escola e resolverá de forma definitiva o problema. “Hoje, os alunos não têm espaço adequado e nem estrutura necessária para as atividades educacionais. Por isso, estamos muito contentes de poder contribuir com essa grande conquista”.
A diretora da escola Aline Moreira confirmou que o objetivo é utilizar o espaço já no retorno das aulas presenciais.