OMISSÃO: vereadores abandonam plenário para não ouvir denúncia contra prefeito

Orientados pelo líder do prefeito, vereador José Ronaldo, parlamentares se recusaram a ouvir depoimento de testemunha sobre uso de servidores públicos para serviços no suposto sítio do chefe do executivo

0
772

Se o papel e a função dos vereadores é legislar e fiscalizar o executivo, a maioria dos eleitos de Mateus Leme parece não estar disposta a sequer ouvir as denúncias que os leve a ter que fiscalizar os atos do prefeito Dr. Renilton. Prova disso é o episódio de total desrespeito ao juramento feito por eles quando diplomados de atuar para cumprir fielmente o mandato confiado a eles, guardando a Constituição e a Lei.

Orientados pelo líder do prefeito, vereador José Ronaldo, a maioria dos parlamentares se recusou a ouvir as denúncias feitas pelo funcionário da empresa Forzan Locação e Serviços, Renato Gabriel dos Santos Queiroz, de que servidores públicos e terceirizados da administração, estão fazendo serviços na propriedade particular do prefeito.

Chica da Venda se exaltou e grito com o colega Dr. Aldair, alegando que, caso fosse dar espaço para o depoimento de Renato, não haveria tempo para votar a pauta do dia. Dr. Aldair havia pedido que os parlamentares assinassem com ele um pedido de abertura de CPI para investigar a nova denúncia contra o prefeito.

Visivelmente exaltado, Chico da Venda investiu também contra o presidente da casa, Welington Batata, que pedia ordem aos parlamentares.

Na mesma entonação, o líder do prefeito, vereador José Ronaldo convidou os vereadores que apoiam o prefeito a se retirarem do plenário, como forma de protesto. “Isso não está na pauta, nenhuma comissão foi convocada para apresentação dessa denúncia. Tudo que foi apresentado aqui não passa de uma armação. Tem que marcar para falar”, argumentou José Ronaldo.

Em resposta, o presidente da Câmara foi enfático e ponderou que qualquer vereador pode apresentar denúncia em plenário e ouvir o cidadão que quiser falar. “Aqui não é delegacia para marcar. Temos que ouvir a população”, afirmou Batata.

Omissão

Os vereadores Zé Ronaldo, Adelaide Siqueira, Lúcio Madureira, Wolney Barrão, Chico da Venda e Cezinha não quiseram ouvir a denúncia contra o prefeito e abandonaram o plenário. O presidente da Câmara, Wellington Batata, Dr. Aldair e Guilherme do Depósito permaneceram em plenário durante o depoimento de Renato. Pretinho do Hospital e Irene de Oliveira, hospitalizada, estavam ausentes.

Após a denúncia de uso da máquina pública e servidores para fins particulares, os vereadores retornaram ao plenário e a reunião da Câmara prosseguiu.

Em contato com o vereador Dr. Aldair, ele disse ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, que ficou indignado com a atitude dos colegas que abandonaram a reunião para não ouvir a denúncia contra o prefeito. “Essa atitude gera muita indignação, até mesmo porque, a função precípua do vereador é fiscalizar e apurar as denúncias que são levadas ao seu conhecimento. Jamais me calarei perante algo que vai contra os princípios da moralidade e legalidade administrativa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − 4 =