Está em pauta novamente em Mateus Leme, as queixas de uma parte considerável da população que utiliza o transporte público. A reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme tem recebido reiteradas reclamações de mateus-lemenses contra o serviço: atraso e descumprimento de horários, ônibus cheios, aglomeração nos pontos de embarque e desembarque e, até pessoas sem máscara nos coletivos. Os problemas são antigos, e continuam penalizando os usuários constantemente.
Esta semana, a publicação de um morador de Serra Azul nas redes sociais, aumentou a extensa lista de reclamação dos usuários do transporte público. A crítica escrita de forma irônica, agradece à empresa Stilo “por fornecer aos usuários de Serra Azul uma aglomeração solidária devido o fim da Covid”. O internauta alertou a prefeitura sobre as constantes aglomerações, já que o coletivo sai lotado de Serra Azul por volta das 6h10. “Foi ótimo o preço de R$4,00, porém buscar economia reduzindo um ônibus e fazendo os usuários irem em pé e sem lugar mesmo em pé, não ficou bom não”, ironizou o internauta.
Outra usuária do transporte coletivo, Rosilene Silva, também do Distrito de Serra Azul, confirmou a veracidade das queixas à reportagem e disse que tem procurado não sair de casa, mas nos momentos em que precisou usar o transporte público, pode constatar que os veículos estão cheios, especialmente nos horários de pico. Ela relata que tem visto muitos idosos e mães com crianças de colo que entram e saem dos ônibus, muitas das vezes com a máscara no queixo. “Eu não entendo porque a prefeitura não fiscaliza de maneira efetiva o serviço de transporte público. E olha que trocaram a empresa de transporte há pouco tempo, mas de nada adiantou”, revelou.
A Stilo administra a linha 2300, que faz o trajeto de Serra Azul/ Mateus Leme, desde maio passado e, quando assumiu o serviço, a empresa prometeu aumentar os horários, colocar em circulação veículos melhores, além de preços de passagens compatíveis com a realidade do município. Todas as promessas, segundo os usuários, não foram cumpridas.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com a empresa Stilo, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos êxito.