“A falta de diálogo e articulação do prefeito Adônis Pereira com empresários da região está custando a perda de inúmeros benefícios para a comunidade e colocando em xeque a vinda de empresas que têm potencial para gerar cerca de 300 empregos diretos em Juatuba”.
O alerta foi feito durante a reunião da Câmara dessa semana, pelo presidente da casa, Ted Saliba, que disse estar articulando a vinda de dois grandes empreendimentos para o município. Segundo ele, em setembro esteve reunido com o prefeito, o secretário de governo e o proprietário de uma empresa de tecnologia em saneamento de Juatuba, para conversar sobre a intenção de duas empresas que querem se instalar no município.
“Uma delas é a Belbev Gestão de Intangíveis e Participações, sediada em Nova Lima, que quer expandir e vir de imediato para Juatuba, gerando até 200 empregos diretos. A empresa que produz Chopp e Cerveja solicitou um terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados, com acesso a água para perfuração de poço artesiano e energia elétrica de média tensão”.
A planta atual da cervejaria instalada em Nova Lima, é um local com limitações de crescimento, mas fatura aproximadamente R$ 1 milhão por mês, gerando 72 empregos diretos e aproximadamente 35 indiretos.
O outro empreendimento é a Transportadora e Logística São Luiz, que distribui produtos farmacêuticos, higiene e cosméticos. “A transportadora tem perspectiva de gerar mais 100 empregos diretos”, revela Ted. A empresa que tem sede em Contagem, precisa de um terreno de aproximadamente 25 mil metros quadrados, com acesso a água e energia elétrica. O empreendimento quer construir um armazém logístico e um pátio de transportes em Juatuba.
Sem resposta
Em seu pronunciamento, Ted reforçou a importância da vinda das empresas e afirmou que em diversas oportunidades o assunto foi discutido com o prefeito, mas que “até o momento não houve uma resposta positiva. “Os empresários estão cobrando um retorno há algum tempo, inclusive essas empresas interessadas em vir para Juatuba já receberam propostas para se instalarem em Itabira. Também apresentamos ao prefeito o desejo de duas empresas de Juatuba que funcionam em bairros residenciais e querem se transferir para o Distrito Industrial, mas não obtivemos retorno”.
Ted salienta que pelas conversas que já aconteceram, os empresários estão muito interessados em vir para Juatuba, inclusive com a possibilidade de oferecer contrapartidas ao município, principalmente na infraestrutura do Distrito Industrial. No atual cenário em que o país se encontra não podemos dispensar oportunidades como essa”, alertou vereador.