“Vandalismo, sujeira e desperdício do dinheiro público”, esta é a fala de diversos moradores, se referindo à obra de uma Unidade Básica de Saúde no Vale dos Araçás, em Mateus Leme. A obra que foi iniciada há pouco mais de seis anos, continua paralisada, a construção está abandonada e cheia de sujeira.
A unidade de saúde foi tema de muitas promessas da atual administração em dois momentos: a primeira durante a campanha, por Fabrício Nuno Canguçu, atual secretário de administração e do então candidato a vereador, Zé Ronaldo. Os dois, em visita ao bairro, prometeram aos moradores o término da obra no primeiro ano de mandato de Dr. Renilton. Além da promessa de terminar a obra, o atual secretário de administração disse que se Dr. Renilton ganhasse a eleição, colocaria “profissionais qualificados para trabalhar na UBS, e que no local não haveria estagiário”.
Em um segundo momento, em fevereiro de 2021, Dr. Renilton e o vice-prefeito Andinho, estiveram em visita à obra da UBS, acompanhados dos secretários de administração, obras e saúde, além dos vereadores José Ronaldo e Adelaide Siqueira. Na ocasião, o próprio prefeito garantiu que a obra seria retomada e se comprometeu a entregá-la ainda em 2021. “Infelizmente essa obra que está parada há seis anos e se encontra completamente depredada será entregue ainda este ano, um sonho realizado para todo comunidade”, disse Dr. Renilton na época.
Apenas promessa
No entanto, após um ano, nenhuma intervenção foi feita no local. Enquanto isso, a construção inacabada acumula sujeira, fezes de animais, paredes pichadas e muito mato, além de ser alvo constante de vandalismo. “Eu estou esperando que alguém tome consciência. Isso não é justo com o dinheiro do povo. Temos os nossos direitos e isso aqui ia servir para saúde das pessoas. Está jogado com muita porquice e sujeira”, afirmou a dona de casa Maria Goncalves.
Já o cidadão Agnaldo Lúcio, relembrou as promessas feitas pelas redes sociais, compartilhando inclusive vídeos do prefeito. “Lamentavelmente a obra ficou somente na conversa, fizeram o povo de palhaço. Enganaram a população de Mateus Leme e principalmente os moradores das três seções do Vale dos Araçás”, disse.
A reportagem esteve no local e comprovou que na área externa da construção foi fixado um panfleto do CREAS, referente a fiscalização da estrutura, junto à previsão do custo da obra que é de R$798.772,84.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com a prefeitura para saber sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno. A reportagem também tentou contato por diversas vezes com a empresa Emcon Construções LTDA, de Contagem, que é a responsável pela obra, mas os contatos disponibilizados não atenderam.