Copasa afirma que barragem da Lagoa em Juatuba é segura

0
2368

Medo e apreensão. É com esses dois sentimentos que os moradores de Juatuba, têm que conviver diariamente, após o desastre do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da empresa Vale, localizada em Brumadinho. Muita gente se diz apreensiva com a possibilidade de um rompimento da barragem da lagoa da Copasa.

Em decorrência das fortes chuvas que caíram na região na primeira quinzena de janeiro, houve um aumento no fluxo de água que chegou a verter pelas canaletas, o que causou preocupação em Juatuba, já que o dique fica localizado acima da cidade.

As manifestações nos grupos de WhatsApp foram diversas e vídeos e fotos da barragem completamente cheia foram divulgados e alertavam para a necessidade de ter controle sobre a integridade da estrutura.

Na reunião da Câmara desta semana, o presidente da Câmara, Ted Saliba, encaminhou um ofício ao deputado federal Diego Andrade, solicitando um apoio junto à Defesa Civil Estadual e à Copasa para que seja emitido os laudos de estabilidade da barragem, como forma de tranquilizar a população. O vereador sugeriu também que o município apresente um plano de emergência e evacuação, em caso de rompimento. “Devemos trabalhar com ações de segurança preventiva, pois, os órgãos e governantes, na maioria das vezes, esperam desastres ocorrerem para agir. Não queremos que isso atinja nosso município, mas é preciso estar em alerta, já que essas questões não têm hora e nem data para ocorrer”, alertou Ted.

Capacidade máxima

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme realizou uma pesquisa para saber como está o nível do reservatório em Juatuba. A última aferição da companhia realizada no dia 10 de fevereiro, constatou que o reservatório de Serra Azul, que é o localizado no município, está com capacidade de 100%.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia, questionando sobre a estabilidade da Barragem, e também sobre a existência de algum laudo que garanta a segurança do dique, e de acordo com a COPASA, “a barragem é perfeitamente segura”.

Em nota a Companhia informou que o reservatório do Sistema Serra Azul possui Plano de Segurança de Barragem e Declaração de Estabilidade. A companhia esclareceu ainda que o monitoramento da barragem é realizado conforme metodologia específica e dentro das melhores práticas do setor. “Conforme o Plano de Segurança desta barragem, e cujas regras são rigorosamente seguidas pela companhia, o atual nível do reservatório Serra Azul representa situação normal de operação, não havendo parâmetros que indiquem apreensão com relação à segurança do reservatório e/ou risco de danos de nenhuma espécie”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × quatro =