Mais uma vez, Juatuba e Mateus Leme foram assoladas pelas chuvas e ficaram debaixo d’água. Os municípios foram destaques nos principais jornais do país e a previsão é que a média histórica de precipitação seja superada.
O semblante de desespero e sofrimento da população do bairro Central em Mateus Leme, foi registrado pelas lentes do fotógrafo Fernando Teles. As fotografias mostram diversas famílias deixando as casas após a enchente destruir moveis e eletrodomésticos.
Outro triste registro encaminhado à reportagem mostra o Distrito de Azurita completamente debaixo d`água. O vídeo capta o desespero de moradores vendo a água arrastando animais, móveis e destruindo casas. Muita gente indignada afirmava que a enchente era consequência da falta de limpeza e desobstrução do Rio Cachoeira. “Eu cansei de pedir para vocês desobstruírem o Rio Cachoeira, mas vocês só fazem a limpeza na parte baixa, onde mora o povo mais rico. Olhem aqui o que eu levei a vida inteira para construir e conquistar indo embora”, disse morador aos prantos.
Em Juatuba, a situação se repetiu e bastou poucos minutos de chuva para que o Ribeirão Mateus Leme e o Rio Paraopeba pudessem encher novamente. O volume de água já acumulado nos rios e o entupimento de bueiros ocasionou novos alagamentos nas regiões do Cidade Satélite, Ponte Nova, Cidade Nova e Varginha. A Polícia Militar e a Defesa Civil dos dois municípios atuaram para amparar a população.
Final de semana
O Instituto Nacional de Meteorologia publicou novo alerta para o risco de tempestades acompanhadas de granizo e ventos intensos de até 100 km/h, além de grande volume de chuva, o que pode resultar novas enchentes, deslizamentos de encostas, desabamentos e queda de árvores.
Além de Juatuba e Mateus Leme, a previsão de chuva para o final de semana se estende aos municípios de Divinópolis, Itatiaiuçu, Itaúna e outras 239 cidades de Minas Gerais.