Crianças do bairro Duque de Caxias, precisam andar longas distâncias para chegar ao bairro mais próximo e ter acesso ao ônibus escolar. A denúncia também foi tema de debate na Câmara esta semana. De acordo com pais de alunos, as vias estão tão precárias, que os escolares não percorrem o mesmo caminho que faziam anteriormente, “com isso as crianças sofrem, andando longas distâncias”.
Sacrifícios
José Martins, pai de um aluno, diz que dá carona aos filhos dos vizinhos quando vai levar o filho até o ponto de ônibus. “Venho trazer meu filho e vejo outras crianças se sacrificando. Sei que não legal, mas fico com pena delas terem que caminhar longas distâncias para pegar o ônibus”, explica.
Já a filha de Madalena Oliveira, que tem oito anos, precisa andar cerca de 40 minutos para chegar ao ponto. “O ônibus agora só para na estrada principal. Na volta, ele também deixa na principal e ela tem que andar de novo, no sol quente”, diz Madalena.
A dona de casa Lorena dos Santos, leva a criança nos braços pelo caminho há um ano até o bairro vizinho, o Imperatriz. Elas têm que percorrer cerca de cinco quilômetros andando para chegar ao ponto mais próximo. “Se não for desse jeito, ela não vai. Eu quero que ela estude, porque ano que vem ela tem que entrar na primeira série. Andar, ela não anda, porque é muito pequena e cansa, então eu tenho que carregar”, conta a dona de casa.