Hospital do Icismep é inaugurado para atender cirurgias eletivas

0
624

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba inaugurou, na manhã desta terça-feira (17), o Hospital 272 Joias, em Igarapé que vai atender municípios da Região Metropolitana da capital, entre eles, Juatuba e Mateus Leme. O nome homenageia as vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Os cerca de 70 profissionais que prestarão serviços na instituição, foram transferidos da Clínica Toninho Resende, que funcionava em Betim e era especializada em oftalmologia, otorrinolaringologia, angiologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia.

Já estão sendo atendidos no local, desde o início da semana, pacientes com casos de glaucoma e para entrega de colírios. O projeto também prevê consultas de fonoaudiologia, testes ergométricos, eletroencefalograma, eletroneuromiografia e ultrassonografia. A obra de construção do Hospital 272 Joias, foi custeada com recursos públicos, da Secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde, do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo e dos recursos dos municípios que fazem parte do consórcio da Icismep.

O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; do secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Hospital

A obra de mais de R$ 5 milhões, tem área construída de 3.700 m2, em terreno de 10 mil metros quadrados, conta com recepções arejadas, leitos de pré e pós-operatório e estacionamento amplo, inclusive para a entrada dos micro-ônibus, que transportam os usuários de suas cidades para os atendimentos.

A unidade atenderá população de cerca de 3,2 milhões de habitantes em dois andares. O primeiro pavimento será destinado a consultas, com seis consultórios, quatro salas de exames, sala de reabilitação visual, farmácia, serviços psico­lógico e social, salas de espera sequenciais separadas por procedimento e uma ampla recepção. O segundo andar será totalmente preparado para atendimento de bloco cirúrgico completo. O paciente contará com quatro salas de cirurgia, sala especial de assepsia, sala de preparo dos pacientes, sala de recuperação, enferma­ria para preparação e medica­mentos, sala de anestesia, três para enfermaria, CTI, recepção e uma sala de espera confortá­vel e adequada para os acom­panhantes.

O hospital também é adaptado, com acessibilidade, elevadores, salas de almoxarifado, expurgo, esterilização, sanitários, dentre outros, totalmente projetados para atender as normas de vigilância sanitária, em âmbitos federal, estadual e municipal. O usuário contará, ainda, com lanchonete e um auditório para a realização de atividades voltadas aos usuários do Icismep.

Ainda sem respostas

Embora o Jornal de Juatuba e Mateus Leme ainda não tenha conseguido respostas das duas secretarias municipais de saúde quanto à demanda de pacientes que esperam por cirurgias de Angiologia, Oftalmologia, Ortopedia e Otorrinolaringologia, em fala recente na Câmara, o gestor da Saúde de Mateus Leme informou que o município deve zerar a fila de cirurgias oftalmológicas com a inauguração da unidade de saúde. Juatuba também não divulgou informe oficial sobre a demanda do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + dezessete =