No mês em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente, diversos leitores encaminharam ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme denúncias de desrespeito e falta de políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
Em Mateus Leme a situação é caótica e, de acordo com os denunciantes, em cada esquina da região central é possível encontrar um bota-fora com entulho, restos de plantas, móveis velhos e até animais mortos. A situação se repete também nos distritos e bairros afastados do Centro. Um dos vídeos encaminhados à reportagem mostra o descarte de entulho em um campo de futebol. “Pais de crianças que usam o espaço para lazer se juntaram a nós para retirar o entulho do campo”, disse um esportista.
Os moradores acionaram a reportagem e também enviaram fotos que comprovam a situação de bairros onde a coleta de lixo não está sendo feita. “Como várias ruas estão intransitáveis por causa dos buracos, o caminhão não passa e muitas vezes, nós mesmos levamos o lixo em nossos veículos para o local onde que o caminhão consegue chegar. É uma falta de respeito com todos nós que somos contribuintes, com o meio ambiente e com a saúde da população”, afirma Maria Aparecida, moradora do João Paulo II.
“Uma cidade suja, porca e que dá desgosto”
As reclamações também sobram em Juatuba e dentre os principais problemas está o esgoto lançado nos ribeirões e córregos que cortam o município. Um dos registros enviados à reportagem mostra uma água escura saindo de uma tubulação de esgoto, envolta por uma espécie de líquido oleoso, além de muita sujeira e diversos plásticos acumulados nos leitos dos ribeirões, que cortam a região central.
O cidadão Nilson de Souza Porto, morador de Juatuba há 34 anos, lamentou a situação do esgoto sendo despejado nos córregos da cidade sem qualquer tratamento ou critério. “Infelizmente estamos em uma cidade suja, porca e que dá desgosto de se viver. Enquanto não houver educação ambiental e programas efetivos de preservação do meio ambiente, esse cenário não vai mudar”.
Sem saneamento básico
Lixo nas ruas, entupindo bocas de lobo, esgoto correndo a céu aberto e chegando aos cursos de água, além de fossas transbordando, também são problemas denunciados pelos leitores de Juatuba. Segundo eles, a falta de lixeiras é outro grande entrave para a preservação ambiental assim como o transbordamento de fossas sépticas, que acabam “poluindo o lençol freático e prejudicando a saúde dos juatubenses”.