No último domingo, 15 de janeiro, o projeto “A Cidade Conversa” reuniu a comunidade na Praça da Matriz, em Mateus Leme, oferecendo uma programação totalmente gratuita, composta por apresentações musicais e outras intervenções artísticas, como mostras de desenhos e de poemas. A iniciativa, patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, contou com apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Mateus Leme.
A abertura foi da banda local Amora de Pé, com repertório autoral e mineiro. A Congadar, de Sete Lagoas, brindou o público com uma mistura do toque cruzado das caixas e marchas do congado, entoado em três vozes, e a força da guitarra, do baixo e da bateria, referenciando as raízes culturais do estado. Não parou por aí. O público também pôde apreciar a exposição do artista Paulo H. S. Mileib, com ilustrações da história da cidade, além do Varal de Poesias, formado por textos literários de moradores da comunidade.
Para os organizadores do evento, Mairon Alves, Walmir Dias e Charles Telles chegar a Mateus Leme foi uma conquista. “Sempre tivemos a intenção de expandir o projeto para além de Itaúna e está sendo ótimo começar essa nova etapa em um município que recebeu tão bem o coletivo e a nossa proposta de levar a arte para a rua”, destacou Mairon Alves.
Mônica Nogueira marcou presença e definiu a iniciativa como “significante”. “É uma forma de os jovens da cidade terem uma visão de futuro sobre o que é possível fazer para o crescimento cultural e artístico da cidade. É uma iniciativa de muito valor social, cultural e artístico para Mateus Leme. E é incrível ver esse apoio da Mineração Usiminas, que reforça, por meio do patrocínio, a importância dos investimentos em iniciativas sociais e culturais”, disse.
Para 2023, está programada a realização do “A Cidade Conversa” também em Itatiaiuçu.