A presidente da Associação Amigos da Serra do Elefante, Cleide Nilza Cândido, foi à Câmara esta semana pedir aos vereadores mais atenção com a preservação da Serra do Elefante. Ele lembrou que a Serra é patrimônio cultural, paisagístico e histórico do município e também uma Unidade de Conservação.
Militante e defensora da causa ambiental, Cleide afirmou que não deveria estar na Câmara sensibilizando parlamentares para a importância da Serra do Elefante, pois todos sabem o quanto ela é importante para todos. “Me causa estranheza que autoridades locais estejam indo para as redes sociais defender empreendimentos dentro da Unidade de Conservação, ao invés de defender a preservação do nosso bem natural”, disse.
Cleide afirmou estar indignada com “políticos afirmarem na internet que as pessoas não vão à Serra e nem a conhecem” e ressaltou que há quase 20 anos a Associação vem desenvolvendo ações e atividades no local. “Fui ao encontro dos vereadores para me colocar à disposição para dar informações que por acaso eles desconheçam, antes de sair falando bobagens. Coloquei também à disposição todos os estudos técnicos que compõe o processo de criação da Unidade de Conservação”.
Mais proteção
Recentemente, a vereadora Irene de Oliveira protocolou projeto de lei criando o Monumento Natural da Serra do Elefante para proteger todo o conjunto ambiental, assegurar a prevenção e combate a incêndios e a proibição da caça. Se aprovada, a matéria vai assegurar também a visitação, recreação, prática de esportes de montanha, práticas religiosas, educação ambiental e pesquisa científica em bases sustentáveis.