Abaixo assinado pede audiência pública para discutir aumento de IPTU, ITBI e criação de “Taxa do Lixo”

0
638

A vida do juatubense em 2022 não tem sido nada fácil: pande­mia, falta de água e saneamento, enchentes, desabamento de ponte, falta de infraestrutura, além da possibilidade de aumento de impostos e criação de novos tributos. E são estas as causas da revolta da população que não tem dado trégua para a administração municipal.

Junto com a notícia de que a população estaria organi­zando novas manifestações contra o aumento de IPTU, ITBI e criação da taxa do lixo, foi entregue na Câmara um abaixo assinado pedindo a rea­lização de audiências públicas para discutir os projetos de aumento e criação de taxas.

No abaixo assinado, os mora­dores se mostraram revoltados com a possibilidade de criação de novos tributos e aumento de outros. Segundo eles, muitas pes­soas vêm sofrendo com a falta de empregos durante a pandemia e também com a situação de cala­midade, após as últimas enchen­tes. O abaixo assinado também reitera a má prestação de serviço de infraestrutura em toda cidade.

Outro lado

A justificativa do projeto do IPTU, segundo o executivo, é “adequar os tributos à reali­dade do município e corrigir o valor venal dos imóveis”. A nova base de cálculo, segundo o projeto, seguirá dois quesi­tos: o de terreno sem constru­ção e de imóvel construído.

Já com relação ‘a taxa do lixo, a justificativa de que a taxa está em conformidade com a Lei Fede­ral 14.026/2020, conhecida como “Marco do Saneamento Básico”, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e que, segundo o pre­feito, “torna obrigatória a cobrança decorrente da prestação de ser­viço de manejo de resíduos sóli­dos”. Adônis ainda alega que a ausência da proposta “configura em renúncia de receita por parte do município, acarretando em improbidade administrativa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito + dois =