Ação popular pede derrubada de empréstimo de R$25 milhões aprovado por vereadores de Juatuba

0
267

Recentemente, a Câmara aprovou o projeto de lei autorizando a prefeitura de Juatuba a contratar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de R$25 milhões. Segundo o prefeito Adônis Pereira, o dinheiro seria destinado para “a execução de 6 km de pavimentação de vias no município, sendo prioridade as vias que possuem passagem de transporte escolar e tenham maior número de moradores para atendimento aos munícipes”.

Na mesma mensagem, o prefeito sinalizou que os valores seriam aplicados também na aquisição de imóveis. No entanto, passados seis meses da aprovação do projeto, as obras não iniciaram e nenhum imóvel foi adquirido.

Nesta segunda-feira, 19, moradores de Juatuba, preocupados com a situação financeira do município, ingressaram com uma Ação Popular, pedindo para que o empréstimo seja embargado, levando em consideração o decreto de calamidade financeira publicado pelo chefe do executivo.

Na ação, os populares afirmam que o empréstimo, “caso seja concretizado, geraria um grande prejuízo aos munícipes. Principalmente, no que diz respeito às contas públicas, visto que o município não está com orçamento satisfatório”.

O documento afirma ainda que a decisão de contrair o empréstimo mesmo com a saúde financeira do município indo mal, “gera a sensação de que se trata de uma atitude com finalidade eleitoreira”.

Em nota, o grupo pontua ainda que como a prefeitura não apresentou claramente os locais que seriam beneficiados com o asfaltamento e tampouco qual imóvel será adquirido, que “o MP impetre com mandado de segurança, barrando a iniciativa, que tanto vai prejudicar o município”.