Acordo da Vale garante oferta de cursos profissionalizantes em Juatuba e Mateus Leme

0
304

O Programa de Educação Profissional para qualificação e inserção no mercado de trabalho começou a ser executado na região da bacia do Rio Paraopeba. Ao longo dos próximos dois anos, aproximadamente seis mil vagas serão abertas, gratuitamente, para cursos profissionalizantes nas modalidades presencial e Educação a Distância. Podem participar pessoas acima de 16 anos, moradoras de 25 municípios atingidos pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Tem prioridade nas vagas a população em situação de vulnerabilidade, atendida por outros programas sociais. 

As próximas inscrições estão previstas para 23 de maio a 20 de junho em Mateus Leme, Paraopeba, Pequi e Pompéu. A previsão é de mais de 200 vagas, no total. Somente para Mateus Leme serão oferecidas 20 vagas para Montador e Reparador de Computador e mais 20 vagas para Agente de Limpeza e Conservação. Quem não possui acesso à internet ou tem dificuldades para realizar a inscrição pode procurar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou um dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.  

Os alunos matriculados vão receber auxílio financeiro – bolsas de R$ 300,00 na modalidade presencial e R$ 150,00 para EaD. Serão oferecidas vagas em diversas áreas, como: informática e tecnologia, construção civil, indústria, atendimento, produção alimentícia, gestão e negócio, ambiente e saúde, turismo, dentre outros.  

As matrículas serão abertas de forma gradativa ao longo destes dois anos e Juatuba também será contemplada com vagas, que poderão ser consultadas no portal da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, instituição contratada para execução do projeto.  

O programa foi idealizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais e visa ampliar a perspectiva dos alunos e o potencial de desenvolvimento, por meio do direcionamento educacional e profissional. Já a execução do projeto é de responsabilidade da Vale, conforme previsto no Termo de Reparação.