Em nova previsão, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que há risco de tempestade em diversos municípios de Minas Gerais. O alerta de “perigo”, classificado com grau alaranjado de severidade, teve início às 9h40 desta terça (03) e se estende até domingo, 08 de janeiro.
De acordo com o Inmet, há possibilidade de volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O instituto também alerta para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, quedas de árvores nas áreas afetadas e eventuais alagamentos.
Em linhas gerais, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores no caso de rajadas de vento. Até porque haverá risco de queda de galhos e descargas elétricas, o que pode ocasionar em acidentes.
Também vale a pena desligar equipamentos elétricos das tomadas quando a tempestade tiver início. Outra recomendação é de desligar o quadro geral de energia. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. O Corpo do Bombeiros, por sua vez, atende pelo telefone 193.