Apagão em Juatuba e Mateus Leme

0
287

Na madrugada de 14/10, as cidades ficaram sem energia por causa de incêndio no Paraná.


Na madrugada de terça-feira (14/10), Juatuba e Mateus Leme, assim como diversas cidades de Minas Gerais e outros estados do Sudeste, Norte e Nordeste, sofreram interrupção no fornecimento de energia elétrica. O apagão teve início após um incêndio em um transformador da Subestação de Bateias, no Paraná, que comprometeu a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O incidente gerou uma perda de aproximadamente 10 mil MW no sistema, levando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a acionar o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), desligando automaticamente blocos de consumo para evitar colapso total da rede elétrica.

Em Juatuba e Mateus Leme, a interrupção afetou moradores e serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde e estações de tratamento de água, que tiveram prioridade na retomada do fornecimento.

O episódio evidencia como falhas em um ponto distante do Sistema Interligado Nacional podem impactar cidades de Minas Gerais, reforçando a importância de manutenção, monitoramento e planejamento da rede elétrica para evitar futuros apagões.

A CEMIG orientou a população a economizar energia, ficar atenta a oscilações e reportar qualquer irregularidade no fornecimento.