Cidadão denuncia que Juatuba perdeu várias doses da vacina contra a Covid-19 após apagão

1
587

“Enquanto a maioria dos municípios corre para conseguir imunizantes contra a Covid-19, em Juatuba, “todas as vacinas foram perdidas após um apagão que durou cerca de duas horas e meia”.

A informação chegou à reportagem através da denúncia de um morador do bairro Satélite. De acordo com o jovem de 18 anos, que estava cadastrado para tomar a segunda dose de imunizante nesta quinta-feira (21), ele foi informado na unidade de saúde que as doses tinham estragado.

“Hoje aconteceu um fato muito desagradável, perdemos todas as vacinas contra a covid-19 que estavam sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. Quando procurei o posto, eles afirmaram que perderam as doses por motivo de uma queda de energia e que não havia ninguém responsável no local”, disse o jovem que não quis revelar sua identidade com medo, segundo ele, de “perseguição política”. 

O caso aconteceu na Unidade de Saúde Central, que distribui os imunizantes para os demais postos do município. Rapidamente, a notícia se espalhou na cidade através de grupos de WhatsApp, ocasionando um grande alvoroço e preocupação. Diversas pessoas indignadas, relataram que não estavam acreditando que o fato havia ocorrido, já que “a Secretaria de Saúde tem capacidade de armazenagem e geradores de energia”.

A gestora Municipal da Saúde, Amélia Augusta, confirmou a queda de energia e que foi solicitado à Secretaria de Estado a avaliação das doses para aplicação com segurança. ”A secretaria de estado está avaliando os imunobiológicos e encaminhará mais doses ao município para que a população não fique sem vacina”. Ainda segundo Amélia Augusta, “a prefeitura irá informar a população, assim que o estado enviar as doses ou liberar o lote de vacinas”.

A reportagem solicitou informações à assessoria de comunicação acerca da quantidade de doses que foram recolhidas e quando serão disponibilizadas as novas vacinas para a população. Em nota, a Prefeitura confirmou que as doses não foram enviadas às unidades de saúde porque ficaram sem refrigeração durante a falta de energia. A comunicação oficial confirmou também que os imunizantes foram encaminhados para a Secretaria de Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × três =