Nos últimos anos, Juatuba tem sentido a crescente falta de iniciativas no campo cultural, até mesmo em eventos tradicionais, como as comemorações do aniversário da cidade, que são cada vez mais relegados a segundo plano. Artistas e produtores culturais, que desempenham um papel fundamental na construção da identidade do povo, sofrem as consequências desse descaso por parte do governo, que tem ignorado uma demanda tão importante.
Como diz a famosa canção dos Titãs, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.” No entanto, em uma cidade onde os problemas mais urgentes giram em torno de questões essenciais como saneamento básico, saúde e educação, falar de cultura parece algo supérfluo diante de tantas carências.
Mas, a cultura não é apenas um luxo, mas um direito essencial para o fortalecimento da identidade coletiva e para o resgate da história local. Com cinco candidatos a prefeito, de diferentes espectros políticos, idades e experiências, é possível vislumbrar um cenário onde a cidade, finalmente, recebe a atenção que merece em todas as esferas, incluindo a cultural.
Conheça as propostas dos principais candidatos a prefeito de Juatuba e suas ideias para transformar a cultura local:
Célia Silva:
Em seu plano de governo, Célia propõe a retomada das festas tradicionais da cidade, com destaque para a comemoração de aniversário da emancipação político-administrativa. Além disso, ela pretende apoiar manifestações culturais, religiosas e atléticas, como a Marcha para Jesus, o encontro anual de carros antigos e corridas.
Ted Saliba:
O candidato também pretende retomar a Festa em comemoração ao aniversário da Cidade, além de resgatar e valorizar a história de Juatuba, identificando e promovendo pontos turísticos locais por meio da criação de um circuito de visitação. Incentivar eventos religiosos como a Marcha para Jesus também faz parte do seu projeto. Outro destaque de sua proposta é a reativação e fortalecimento da Banda Musical Imaculada Conceição e a promoção dos artistas locais, viabilizando eventos nos bairros e distritos para descentralizar as atividades culturais. Ele propõe ainda a restauração da Estação Ferroviária, um patrimônio histórico que será transformado em espaço para eventos culturais. Ted também sugere a reativação do Conselho de Cultura, responsável por discutir e implementar políticas públicas culturais. Seu plano inclui a realização da Virada Cultural do Trabalhador, em conjunto com a Festa da Cidade, além de eventos como cavalgadas, encontros de motociclistas e motocross. Ted defende o aumento de incentivos às Organizações da Sociedade Civil que firmarem parcerias para o desenvolvimento de políticas culturais.
Gui Moraes:
Gui Moraes defende a criação de um calendário anual de festas e eventos culturais, a promoção de artistas locais, criação de espaços para apresentações e exposições e parques de exposições, além de centros culturais em todos os bairros. Ele quer expandir a tradicional feirinha de artesanato, integrando apresentações artísticas e ampliando a feira para outros bairros. Seu plano também prevê apoio a eventos ecumênicos, como a Marcha para Jesus e a festa de São Sebastião, além da criação de uma festa gospel municipal. Gui enfatiza a valorização das datas cívicas, como o Sete de Setembro e ainda propõe a criação de programas culturais específicos para a terceira idade. Durante as comemorações de Natal e Ano Novo, ele planeja incentivar a decoração da cidade e promover eventos que celebrem essas datas. Sua proposta também contempla o apoio às atividades culturais de grupos de congado e Folia de Reis, além da estruturação da corporação musical da cidade. Seu projeto também contempla a estruturação para promover o Carnaval de Juatuba.
Maísa:
A candidata Maisa pretende retomar a Festa de Juatuba e também criar o calendário anual de eventos artísticos e culturais da cidade. Promete a valorização dos artistas locais, dando-lhes preferência nas apresentações e também aposta na criação da Virada Cultural em Juatuba, assim como em eventos de motoclube. Seu plano também inclui a descentralização das festividades, levando eventos culturais para os bairros e distritos, além de criar um circuito cultural rural. Maisa pretende fortalecer o apoio às feiras de artesanato e comidas típicas, incentivar atividades folclóricas e regionais, como a cavalhada. Minas ao Luar, Marcha para Jesus, assim como a manutenção do Cantá Juá e o Festival de inverno com “Temperos de Juá” promovendo a gastronomia local fazem parte do seu plano de governo. A candidata também sugere a exibição de cinema público nas praças, o fortalecimento das associações culturais religiosas, a criação de um coral municipal, incentivo às datas natalinas e o resgate da moda de viola caipira, que faz parte da tradição de Juatuba. Seu plano inclui ainda o fortalecimento de associações musicais e movimentos culturais periféricos, a manutenção e ampliação da escola de música e ainda incentivar a reativação da corporação Musical “Imaculada Conceição”.
Mestre Israel não apresentou proposta cultural em seu plano de governo.