Ascotélite inaugura padaria-escola com cursos gratuitos na área de panificação

0
227
Ascotelite, imagens de arquivo, meramente ilustrativa

A Associação Comunitária do bairro Cidade Satélite, Ascotélite, inaugurou esta semana a padaria-escola Escola Pães da Fé, que visa promover cursos profissionalizantes na área de panificação para moradores da comunidade. A cerimônia de inauguração contou com moradores, representantes da associação, vereadores e a presença da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). A parlamentar foi responsável por destinar uma emenda parlamentar para a viabilização do projeto. O recurso de R$150 mil cobriu todas as despesas com a infraestrutura da escola, compra de equipamentos, maquinários e também os suprimentos necessários para a realização da primeira turma, como ingredientes para as receitas e material didático. 

A presidente da Ascotélite, Márcia Costa, explicou que a padaria-escola oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, do Governo Federal. 

A escola funciona na sede da Ascotélite, na Avenida Bernardo Mascarenhas, no bairro Cidade Satélite e oferecerá o curso com carga horária de 200 horas, totalmente gratuito. A primeira turma é composta por 30 alunos, divididos em duas turmas, sendo uma das 12h30 às 16h30 e outra das 18h30 às 21h30, com aulas de segunda a quinta-feira. O curso iniciou as aulas no dia 30 de abril e tem previsão de encerramento em 30 de agosto.

“A maioria das vagas é destinada a mulheres, proporcionando-lhes a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo de iniciar seus próprios negócios, seja individualmente ou em grupo”, explicou Márcia Costa. Após a conclusão, a associação pretende integrar alguns alunos formados à operação da padaria. “Vamos ver quais se prontificam em nos ajudar a tocar uma padaria na associação, de forma independente e inicialmente sem recursos. Além de prepará-los para o mercado de trabalho, se quiserem, também estarão aptos a montarem uma pizzaria ou iniciar no ramo de confeitaria”, explica Márcia. 

Associação busca recursos para dar continuidade ao projeto 

Joelísia Feitosa, integrante do projeto, destaca que a Emenda Parlamentar de R$150 mil cobriu apenas a infraestrutura inicial da escola e a continuidade do projeto depende de novos recursos. “A manutenção da estrutura, que inclui despesas com energia, gás, e água, não é barata. Estamos em busca de recursos para garantir a continuidade dos cursos “, explica Joelísia.

Apesar das incertezas, atualmente, a Ascotélite já possui uma lista de espera. “Já temos 15 pessoas esperando para integrar a próxima turma, mas ainda não temos uma previsão de do início das inscrições. Quem tiver interesse, pode nos procurar para fazer o cadastramento prévio”, disse Márcia Costa.

Vereadores parabenizam iniciativa e destacam importância de investimento no terceiro setor 

A iniciativa da padaria-escola tem sido amplamente elogiada, particularmente pelos vereadores, durante as reuniões do Legislativo. O vereador Ted Saliba, em sua fala esta semana, parabenizou a Ascotélite e à deputada Beatriz Cerqueira, responsável por destinar os recursos que garantiram a implantação do projeto. “Estive na inauguração da padaria-escola e pude ver o investimento dos vereadores, através de emendas impositivas e da deputada Beatriz Cerqueira, rendendo frutos. Esse curso trará um impacto significativo para a região e servirá de exemplo para outras comunidades “, declarou Ted.