Atingidos pelas chuvas questionam doações de eletrodomésticos a “famílias que não precisam”

Kits com geladeira, cama, fogão e tanquinho foram entregues às famílias previamente cadastradas e selecionadas sob critérios e parâmetros definidos pela ONG AVSI BRASIL

0
443

Quem teve eletrodomésticos e móveis estragados ou levados pelas enchentes em Juatuba no início do ano são assombrados até hoje, devido à falta de assistência e auxílio do poder público. Poucas foram as famílias que receberam ajuda financeiro ou até mesmo o aluguel social devido aos estragos a imóveis.

Quem acolheu os atingidos foram entidades que doaram colchões e cestas básicas, porém, a grande maioria, das mais de 700 pessoas que tiveram os imóveis tomados pelas águas e perderam eletrodomésticos e móveis, não teve com quem contar.

Esta semana os atingidos foram surpreendidos com a notícia de que diversos eletrodomésticos foram entregues à APAE de Juatuba e que as doações serão destinadas às pessoas que tiveram bens estragados ou levados pelas enchentes. A distribuição, segundo os moradores, seguirá critérios da Assistência Social do município.

Quem ainda não conseguiu comprar eletrodomésticos foi à Secretaria de Assistência Social, mas foi informado que todas as doações já teriam destino, no entanto, os nomes das famílias contempladas não foram divulgados, nem pela Assistência Social ou pela APAE.

Revoltados, muitos saíram à procura das famílias atingidas que teriam recebido a doação e como não as localizaram, denunciaram que os critérios podem não ter sido os mais corretos.

Helena Maria da Silva estava no cadastro e esteve na APAE para saber sobre as doações. Disse que o caso é muito estranho e que diversas pessoas conhecidas que passaram por momentos de horror não receberam as doações. “Eu fui à APAE e vi com meus próprios olhos diversas geladeiras, fogões e tanquinhos e, ao questionar sobre o destino dos eletrodomésticos fui informada que todos já haviam sido doados. Quando questionei sobre a lista dos beneficiados, a responsável pela instituição disse que não tinha obrigação de apresentar os nomes das pessoas que receberam”, disse moradora do Cidade Nova II.

Ainda segundo a denunciante, a suspeita dos moradores é que os eletrodomésticos tenham sido entregues a pessoa que não foram atingidas pelas enchentes. “Fui na casa de diversos conhecidos e eles me relatam que desconhecem de tal doação. E foram muitas geladeiras que chegaram na APAE”, revela.

Outro lado

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com a presidente da APAE de Juatuba, Aline Barbosa e segundo ela, a APAE por meio de colaboração com a ONG AVSI BRASIL, realizou recentemente uma ação social em solidariedade às pessoas diretamente atingidas pelas enchentes, com a entrega de kits novos compostos por geladeira, cama, fogão e tanquinho, que foram entregues às famílias previamente cadastradas e selecionadas sob os critérios e parâmetros definidos pela ONG AVSI BRASIL. 

Aline afirma que devido a quantidade limitada de utensílios, infelizmente não foi possível atender a todos aqueles que queriam, e por esta razão algumas poucas pessoas, envolvidos pelo descontentamento e insatisfação de não terem sido comtempladas com a ação social promovida pela ONG AVSI BRASIL, “vem  por meio de diversos áudios compartilhados em grupos de Whatsapp, tecendo comentários e adjetivos pejorativos”, tanto à instituição APAE, bem como a seus dirigentes e funcionários”.

Sobre a lista das famílias contempladas com os kits nossa reportagem não teve acesso. Porém, a reportagem recebeu diversas fotos e vídeos que mostram funcionários da prefeitura descarregando e carregando carros e caminhonetes com os eletrodomésticos.

A presidente da APAE disse que “as diversas afirmações são desarrazoadas de mentiras estapafúrdias, absurdas, caluniosas e de manifesta má-fé, atribuído falsamente acusações à instituição, bem como a presidente e seus colaboradores”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito − cinco =