Atingidos pelas enchentes em Juatuba cobram auxílio emergencial

Isenção e suspensão de impostos, liberação de saque FGTS e ação indenizatória contra a Vale estão entre as principais cobranças

0
877

A administração de Juatuba não anunciou qualquer providência para ajudar a população atingida pelas enchentes que destruíram boa parte da cidade em janeiro. Até o momento, o apoio da prefeitura se limitou à doação de cestas básicas e acolhimento de algumas famílias no CMEI.

Como o prefeito não se manifestou acerca da criação de um programa de amparo aos atingidos, moradores de diversas regiões da cidade entregaram uma solicitação na Câmara, pedindo a criação de medidas emergenciais para as famílias que foram impactadas pelas enchentes. Dentre os pedidos está a isenção de impostos municipais e a suspensão de dívidas ativas com a união, estado e o município. A população cobra ainda a liberação do saque FGTS, a isenção de pagamento da água e luz e que a administração institua auxílio financeiro para quem teve prejuízo com as enchentes. Os moradores também querem a cobrança de uma indenização da Mineradora Vale, já que a lama contaminada de rejeitos de minério atingiu diversas casas.

A longo prazo, os juatubenses pedem o desassoreamento do Rio Paraopeba e dos ribeirões que cortam o município; o reparo de pontes e barragens, além do mapeamento de áreas de alagamento, instalação de sirenes ou dispositivos de aviso em caso de novas enchentes. A Câmara encaminhou as solicitações ao prefeito Adônis Pereira por meio de um requerimento, e ele tem o prazo de 15 dias para responder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × um =