O Taekwondo de Juatuba está em destaque e mais uma vez leva o nome da cidade para importantes competições. Atletas do Instituto Ícaro Miguel, fundado em julho do ano passado para ajudar jovens esportistas do município, despontaram nos últimos dias e garantiram importantes resultados em várias categorias.
O jovem Ícaro Miguel, 26 anos começou muito bem a temporada deste ano e até o momento, nas três competições disputadas, o atleta conquistou o lugar mais alto do pódio.
O primeiro ouro foi na competição “Grand Slam Nacional”, evento que vale vaga para seleção brasileira. Na sequência, o campeão disputou o “Porto Rico Open”, evento internacional valendo 20 pontos para o ranking mundial e olímpico; a última medalha de ouro foi conquistada no “Rio Open”, evento internacional que acumula pontos para o ranking mundial e olímpico.
“Iniciar o ano com grandes conquistas me mantém na liderança do ranking mundial e me dá vantagem para os próximos desafios. Na última competição do Rio, enfrentei alguns adversários que estarão no pan-americano que acontece no início do próximo mês. Por isso, vencer o Rio open me deu confiança maior para disputar o Pan”, explica o atleta.
Determinação e foco
O jovem Ícaro Miguel começou a treinar Taekwondo aos nove anos e iniciou as competições de nível nacional aos 14. Seu grande sonho sempre foi estar na seleção que representa o Brasil e se tornar um dos maiores do mundo. “Enfrentei momentos difíceis, mas minha família esteve ao meu lado e serei eternamente grato a ela. Também tive várias referências e inspiração dos meus treinadores Clayton e Reginaldo, além de treinadores da equipe Two Brothers Team, de São Caetano do Sul que é minha equipe e técnicos da seleção brasileira”.
Segundo Ícaro, a principal barreira de quem pratica esporte no Brasil é falta de incentivo. “Iniciar no esporte é difícil, mas se manter nele é quase impossível. Hoje temos algumas políticas de iniciação esportiva, mas poucas para sustentar os jovens iniciantes. Quando completam 15 ou 16 anos, perdemos a grande maioria dos atletas, pois eles não têm condições de continuar praticando. E quando falamos de jovens de cidades do interior, é ainda mais difícil a iniciação e a permanência na prática esportiva”, afirma.
O Instituto
O instituto Ícaro Miguel foi fundado em julho do 2021, para criar oportunidades para atletas e pessoas que queiram ingressar no esporte. O presidente da entidade, Horoni Rosa, pai de Ícaro Miguel, ainda não iniciou as atividades por falta de recursos, mas espera inaugurar a sede é até o fim de julho. “Sempre acreditei que estamos na terra por um propósito e todas minhas conquistas não poderiam ser esquecidas, precisava fazer mais. De início vamos começar o Instituto com reforço escolar e aulas de taekwondo. Futuramente pretendemos implementar novos cursos e outras modalidades esportivas”, revela.
A “pequena grande” Aisha também quer o lugar mais alto do pódio
Quem também embarcou para Salvador, nesta quinta-feira (21), foi a “pequena grande” atleta Aisha Felícia Fontes Melo Frias. A jovem de apenas 12 anos, que é faixa vermelha em Taekwondo, está participando do 37º Campeonato Brasileiro, que acontece até domingo, dia 24.
Dentre os títulos que já conquistou, Aisha é medalhista no Festival Mineiro de Taekwondo realizado pela Liga Nacional de Taekwondo e representará Juatuba em duas categorias: Poomse e Kyorugui.
Moradora de Juatuba há sete anos, a atleta tem origem muçulmana e é filha de Bianca Fontes Melo e Guilherme Fernandes Frias Neto. A família mora no bairro Samambaia e ela divide as atividades esportivas com os estudos, pois além de atleta, pretende cursar Medicina e se tornar cirurgiã, fazendo trabalhos voluntários na África e em lugares isolados do Brasil.
Apesar de ser treinada pelo o mestre Gabriel Sampaio, na escola de Artes Marciais Alcatéia, no bairro Angola, em Betim, Aisha ainda encontra tempo para um de seus hobbies, que é andar de Skate. A atleta começou no Taekwondo por indicação médica, para tratar Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. “Comecei o esporte através de um projeto social da Igreja Quadrangular de Samambaia, idealizado pelo Pastor Cristiano, um homem maravilhoso. O Taekwondo mudou minha vida de várias formas, pois melhorei o rendimento escolar e comecei a me socializar melhor”, pontua.
Sobre suas inspirações no esporte, Aisha diz que quem mais a incentivou foi a mãe, o atleta Ícaro Miguel, os amigos Mussum, Rayane, Sandy e o mestre Gabriel Sampaio. “Não posso me esquecer de todos da seleção brasileira de Taekwondo, que me tratam com muito carinho”, reitera.
“Nesse Campeonato, minha expectativa é trazer mais medalhas para Juatuba e minha equipe. Agora para o futuro é ser uma atleta de alto rendimento, representar minha cidade e meu país”, finaliza.
Incentivo do cantor Xororó
Orgulhosa, Bianca Fontes, que é mãe de Aisha, encaminhou um vídeo onde o cantor Xororó, da dupla “Chitãozinho e Xororó”, deseja sucesso na caminhada da pequena, destacando que “quer ver ela representando todo o país nas olímpiadas”. O incentivo foi gravado através de uma conversa do cantor com o professor Fausto Caetano, que também é instrutor de canto de diversos artistas.