Bakise Mona Ixi é condecorado com título Dr. Honoris Causa Notório Saber Afro

0
355

O Terreiro de Candomblé e Umbanda Bakise Mona Ixi, localizado em Mateus Leme, está prestes a ganhar mais uma distinção importante em reconhecimento à sua contribuição para a preservação e promoção da cultura afro-brasileira. No dia 31 de agosto, o espaço será condecorado com o título Dr. Honoris Causa Notório Saber Afro, uma honraria que celebra o conhecimento tradicional de matriz africana. A cerimônia será realizada no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, em Belo Horizonte, marcando mais um capítulo significativo na trajetória do terreiro.

Concedido pela Federação de Cultura Afro do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Ordenação Nacional de Capelães de Matriz Afrodescendentes e a Faculdade Oncamf, o título é um reconhecimento público da aptidão e conhecimento em saberes tradicionais afro-brasileiros. Essa honraria destaca o papel fundamental de líderes e instituições na preservação das tradições ancestrais e na promoção da cultura afro em Minas Gerais.

Para Tata Ximeango, sacerdote do Bakise Mona Ixi, o reconhecimento é de grande importância, pois legitima os esforços do terreiro em promover a cultura e religiosidade afro-brasileira. “Esse título é uma validação de décadas de dedicação ao sagrado, tanto como líder espiritual quanto como defensor da cultura ancestral. São quase 15 anos dedicados às atividades do terreiro, e agora essa trajetória foi oficialmente reconhecida. Devo muito ao meu pai, Tat’etu Arabomi, ao Bakise Bantu Kasanje, minha casa mãe, e a todos os filhos e filhas que me acompanham e me apoiam”, declara Tata Ximeango. 

Essa será a segunda condecoração recebida pelo terreiro em 2024. Recentemente, o Bakise Mona Ixi foi reconhecido como um Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. O certificado é concedido a entidades que promovem e preservam as manifestações culturais brasileiras e permite que o espaço acesse programas governamentais de apoio e financiamento. 

Espaço foi reinaugurado com festa 

O reconhecimento do terreiro vem em um momento de grande celebração para a comunidade. No último sábado (17), o Bakise Mona Ixi foi reinaugurado em seu novo espaço, no bairro Mangabeiras, em Mateus Leme.  Tata Ximeango descreveu a reinauguração como um evento mágico, onde o tempo.