Unidade precisa aumentar 32% a captação de volume de leite para atender bebês
Nesta quarta-feira, 24, o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, na grande BH, que assiste os municípios de Juatuba e Mateus Leme, anunciou que encontra “grande desafio de manter os estoques de leite humano abastecidos, diante das dificuldades ocasionadas pela pandemia da covid-19 em seu momento de maior disseminação e contágio”.
No último ano, a unidade promoveu campanhas de estímulo à doação e conseguiu adquirir bons estoques para continuar atendendo tanto os bebês da própria maternidade, quanto os de instituições parceiras na capital e no interior.
Mas este ano, o cenário tem sido diferente: em fevereiro, a instituição captou 168 litros de leite humano. Em março, até o dia último dia 18, a captação tinha sido de apenas 93 litros de leite, o que é insuficiente para atender toda a demanda de, em média, 130 bebês. De acordo com a coordenação é necessário aumentar em, aproximadamente, 32% a captação de volume de leite para conseguir restabelecer os níveis adequados.
Toda mulher saudável que esteja com excedente de leite e possua exames de pré-natal negativos pode ser doadora. É só entrar em contato com pelos telefones (31) 3337-5678 ou 3298-6008 para se cadastrar. Importante ressaltar que a pessoa que tenha contraído Covid-19 e já tenha se recuperado, passado o período de isolamento de 15 dias, pode doar seu leite. As vacinadas contra a doença também podem ser doadoras.