Batata propõe identificação nos veículos oficiais após denúncia de uso para fins particulares

0
321

Em Mateus Leme, as denúncias de uso de veículos oficiais fora do horário de expediente e em atividades particulares têm sido frequentes e não faltam vídeos e imagens de carros em bares, supermercados e até festas.

Esta semana o assunto veio à tona novamente após o vice-presidente da Câmara, Wellington Batata protocolar um projeto de resolução que obriga a identificação dos veículos locados pela Câmara de Mateus Leme. De acordo com o texto, todos os veículos alugados utilizados pelos vereadores deverão conter os dizeres: “Uso exclusivo em serviço”. E as despesas para a instalação dos adesivos correrão por conta das dotações previstas no orçamento.

Batata revelou à reportagem que mandou fazer e instalar os adesivos no veículo que é utilizado por ele, e que a colocação fui custeada do próprio bolso. “Nada mais justo que a gente dar exemplo; vemos emMateus Leme uma chuva de denúncias de uso de veículos oficiais em atividades particulares, algo que eu não compactuo, tanto que já denunciei algumas vezes”.

Conforme apurado pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme, os adesivos já haviam sido confeccionados pela Câmara e estão prontos para instalar. Batata reiterou a importância da atitude. “A  identificação dos veículos oficiais permitirá à população fiscalizar se os vereadores estão utilizando os veículos apenas nas atividades parlamentares”.

Atualmente, a Câmara conta com sete veículos oficiais à disposição, sendo esses utilizados pelos vereadores Zé Ronaldo, Wolney Barrão, Adelaide Siqueira, Paulo Cézinha, Lúcio Madureira, Wellington Batata e Chico da Venda. Nesta semana, os vereadores aprovaram, por unanimidade, a tramitação do projeto em regime de urgência e o texto deve ser colocado em votação na próxima reunião.

Disque Denúncia para uso irregular de veículos oficiais também será votado

Aproveitando a tramitação em regime de urgência do projeto de resolução do vereador Welington Batata, o vereador Aldair Guimarães solicitou também o regime de urgência para o projeto de sua autoria que institui serviço de “disque denúncia” sobre uso irregular de veículos oficiais no município.

De acordo com Aldair, a matéria vai ao encontro do projeto da instalação de adesivos de identificação nos veículos oficiais. A medida pretendida irá possibilitar e facilitar uma maior fiscalização no uso dos veículos oficiais, o que trará maior segurança para os que o utilizam de forma correta e permitirá detectar os agentes públicos que utilizam o veículo oficial para fins particulares.

“É importante mencionar que cada veículo oficial representa gasto de dinheiro público, assim sendo, esse gasto deve ser controlado e fiscalizado.

Na certeza que todos os nobres vereadores são exímios fiscalizadores e cumpridores da lei”, disse Aldair.

O texto diz que a Câmara deverá manter serviço de atendimento telefônico e recebimento de mensagens, destinado a receber denúncias referentes ao uso dos veículos oficiais do Legislativo e Executivo. Em um dos parágrafos, diz que todos os veículos oficiais deverão conter adesivo contendo o número do “disque denúncia” nas portas laterais e traseira em tamanho suficiente que permita uma fácil visualização das pessoas.

Será escrito abaixo do número do “disque denúncia” o termo: “Uso exclusivo em Serviço” e será assegurado ao denunciante, o sigilo de sua identidade. Se aprovado, a Câmara também deverá promover ampla divulgação do serviço de que trata a lei e do número de telefone ou e-mail a ele referente. O projeto deve ser votado na próxima semana.

Uso indiscriminado de veículo oficial por Zé Ronaldo ainda não foi investigado

Os dois projetos vieram logo após quatro flagrantes feitos ao vereador Zé Ronaldo, que, segundo denúncias, tem utilizado o veículo oficial da Câmara, de forma indiscriminada e para o próprio benefício. Recentemente, o vereador foi flagrado no Bar Bambuzinho, acompanhado do secretário de Administração, Fabrício Nuno Canguçu. O vídeo enviado à reportagem, mostra o carro oficial da Câmara estacionado em frente ao estabelecimento, e o vereador e secretário aos risos dentro do bar.

Outra denúncia mostra que o veículo utilizado por Zé Ronaldo, estava estacionado na alameda Ipê Amarelo, em frente ao número 157, no bairro Planalto, por volta das 21h. Informações apuradas pela reportagem confirmaram que estava ocorrendo uma confraternização no local.

Em outra ocasião o jornal de Juatuba e Mateus Leme recebeu vídeos e fotos mostrando o carro oficial da Câmara de Mateus Leme, estacionado próximo à festa da Conferência de São Sebastião, realizada na Reta Grande. O vereador também foi acusado pelo vice-presidente da Câmara, Wellington Batata de ter usado um carro oficial do Legislativo para bater propositalmente no veículo pessoal dele e o ameaçar.

Embora o vice-presidente da Câmara, Welington Batata tenha pedido uma CPI para investigação do uso particular dos veículos pelo vereador Zé Ronaldo, até o momento, o presidente do Legislativo, Chico da Venda, não se posicionou sobre o fato.