A Belgo Arames acredita no esporte como um propulsor para a transformação social, por isso, desde 2010 oferece projetos esportivos no entorno de suas unidades pelo Brasil. Por meio de recursos próprios, via leis de incentivo e em parceria com a Fundação ArcelorMittal, investiu mais de R$ 74 milhões nas cidades de Contagem, Sabará, Vespasiano e Itaúna, em Minas Gerais, Sumaré e Osasco, em São Paulo e em Feira de Santana, na Bahia.Em 14 anos, mais de 29 mil pessoas foram beneficiadas diretamente.
Modalidades esportivas como o futebol, futsal, judô, vôlei, ciclismo, atletismo, ginástica de trampolim, tênis, automobilismo (kart), xadrez e taekwondo são oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos. A cidade de Contagem (MG) acaba de receber o atletismo adaptado para pessoas com deficiência, com aulas de corrida de revezamento, salto em distância e lançamento de peso. Adultos também podem participar de projetos pontuais como corridas, caminhadas e passeios ciclísticos.
Segundo a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, Luciana Macedo, o esporte é imprescindível para a promoção da inclusão social e para uma sociedade mais plena e participativa. “Na Belgo Arames, acreditamos que a responsabilidade social e a inclusão são essenciais para reduzir as desigualdades. Projetos como esses transformam a realidade de muitas crianças e jovens brasileiros, trazendo benefícios concretos e duradouros para os participantes, além de oferecer uma alternativa saudável de lazer”, afirma.
Lara Beatriz é aluna do projeto Liga de Osasco, mantido pela Belgo, em parceria com a Fundação ArcelorMittal. “O futebol é meu esporte favorito. Gosto de estar aqui. A gente traz o boletim e, se tira nota ruim, precisa melhorar, ou então não vai para o campeonato”, conta a jovem. As atividades do projeto acontecem no contraturno escolar e, além da prática esportiva, é incentivada a formação cidadã e o bom desempenho em sala de aula. Para conhecer mais sobre os projetos da Belgo Arames no entorno de suas unidades, clique aqui para assistir o vídeo gravado com alunos de futebol.