A pouco mais de uma semana vários estabelecimentos já pegam carona no Black Friday, que acontece na sexta 25 de novembro, para adiantar ofertas e descontos movimentando o comercio varejista. O evento tem origem norte-americana e caiu no gosto do comerciante brasileiro.
Apesar de pequenos comércios já praticarem algumas promoções, a grande expectativa fica por conta dos grandes magazines e sites de e-commerce que costumam oferecer vantajosos descontos que podem chegar a mais de 70%, mas que só acontecem no próprio dia 25.
E é neste momento que o consumidor tem que ficar atendo a falsas promoções e ofertas que são oferecidas, onde comerciantes acabam por mascarar os preços levando o consumidor a uma falsa ilusão de preço baixo, a famosa propaganda enganosa.
Órgãos de defesa do consumidor alertam:
Pesquise e pense bem antes de comprar itens por impulso, leia a descrição do produto, compare com outras marcas e certifique-se de que ele supre as suas necessidades.
Na hora de finalizar a compra, guarde todos os documentos que comprovem a transação e em caso de compras pela internet, fique atento ao tempo que vai demorar para o item ser entregue.
Ao pagar via Pix, confira atentamente o destinatário do pagamento, para evitar golpes.
Prazo de 7 dias para devolução:
Fique atento, o Código de Defesa do Consumidor garante que, compras realizadas por telefone ou internet, por exemplo, permitem ao consumidor o prazo de sete dias para desistir da compra, sem precisar se justificar e sem arcar com nenhum custo.